Lula escolhe Belém para sediar a COP 30
11/01/2023 21:54 em Atualidades

Prefeito anuncia a novidade à mídia local (divulgação)

Uma longa batalha do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, foi coroada nesta quarta-feira, 11, com uma vitória importantíssima para a capital paraense: Belém foi formalizada pelo Itamaraty como a candidata brasileira a sediar a conferência climática COP-30, que acontecerá em 2025. Na Conferência das Nações Unidas para o Clima (COP-27), em novembro passado, no Egito, o presidente Lula participou como convidado e reivindicou que o Brasil (a Amazônia) sediasse a COP-30.

Imediatamente, o prefeito Edmilson Rodrigues se mobilizou para, caso a conferência se realize no Brasil, Belém seja a sede.

Primeiro, Edmilson Rodrigues levou a pauta para a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da qual é o vice-presidente de Cultura. E na 83ª Reunião Geral da FNP, realizada no dia 15 de dezembro de 2022, em São Paulo/SP, a entidade aprovou por unanimidade o apoio à cidade de Belém para sediar a COP-30, atendendo ao pedido do prefeito de Belém.

Em seguida, dia 4 de janeiro passado, Edmilson Rodrigues entregou uma carta ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Ribeiro, expondo a importância estratégica de Belém sediar a conferência, como a principal capital na região amazônica. 

No dia seguinte, 5 de janeiro, também atendendo a uma reivindicação de Edmilson Rodrigues, a FNP oficializou o pedido por meio de um ofício ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Ribeiro, assinada pelo presidente da entidade, Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju.

Incansável, sabendo da importância de Belém sediar a COP-30, Edmilson conversou em Brasília com ministros (como Alexandre Padilha, das Relações Institucionais) e com o próprio presidente Lula, ressaltando a reivindicação e demonstrando que Belém tinha plenas condições de sediar a conferência.

Ainda mais nesses tempos turbulentos em que a defesa do meio ambiente e do equilíbrio climático são fundamentais para o mundo, e a Amazônia ocupa posição central no tema. O governador Helder Barbalho participou dessas conversas e reivindicações.

E foi o próprio presidente Lula que comunicou hoje, 11 de janeiro, que Belém é a candidata brasileira a sediar a COP-30. Na véspera do aniversário de 407 anos da capital paraense: "É um presente para Belém", destacou o presidente Lula. 

 

"Importantíssima"

"A decisão é importantíssima!", festejou Edmilson Rodrigues. "Belém vai receber cerca de 40 mil pessoas de todo o mundo, de todas as línguas, presidentes, ministros, reis, rainhas, empresários: a visibilidade é muito grande e se traduzirá em mais desenvolvimento para nossa cidade".

O prefeito de Belém destaca que, além da visibilidade planetária, a realização da conferência trará empregos (mais trabalho em bares, restaurantes, hoteis, comércio, turismo de forma geral) e mais infraestrutura para a cidade, que será preparada (inclusive com a cooperação do governo federal) para receber bem tanta gente, o que significa também mais recursos para a cidade.

E, por fim, colocar Belém e a Amazônia como centro do debate climático do planeta, o que não acontecerá apenas durante a realização da COP-30, pois as decisões, repercussões, acordos, tratados, de curto, médio e longo prazos, tomados aqui, vão continuar por décadas, sempre mantendo a capital paraense em evidência quanto ao tema.

"É importante destacar que a decisão do presidente Lula significa uma determinação do governo federal em ajudar no desenvolvimento de Belém", destaca Edmilson. "E também do governador Helder Barbalho, que participou de todo o processo".

 

Amazônia

A COP-30 é a conferência climática oficial da Organização das Nações Unidas (ONU). Em novembro passado, o presidente Lula reivindicou, e a ONU deu o aval para que a Amazônia realizasse a conferência, destacando a importância estratégica de ser aqui na região e com ele, Lula (que sempre apoiou a proteção climática, com ações reconhecidas no mundo todo sobre o meio ambiente), de novo à frente do governo brasleiro.

Outros países também podem se candidatar a receber a COP-30, mas não apenas o Brasil saiu na frente, como tem todas as condições favoráveis para ser a sede, começando pelo próprio apoio irrrestrito e estratégico do presidente brasileiro. E, claro, não há palavra no mundo mais forte que "Amazônia", quando o assunto é o clima.

 

Luta de uma vida

Belém ser escolhida como sede é não apenas resultado da luta do prefeito Edmilson Rordrigues nos dois últimos meses, mas é o resultado da luta de uma vida.

Desde os primeiros mandatos como parlamentar, Edmilson é um defensor da Amazônia (sua natureza, seu povo, sua cultura), posição que se confirmou em ações nos dois primeiros mandatos como prefeito e também agora, no terceiro mandato.

O prefeito de Belém tem algumas diretrizes básicas no mandato: gestão democrática, com o povo participando das sugestões e decisões; governar com ações estruturais para a população mais penalizada (como obras de saneamento das baixadas); tornar Belém livre do analfabetismo, com educação inclusiva; disponibilizar tecnologia para todos, como instrumento de desenvolvimento e democracia; e a proteção irrestrita ao meio ambiente, como demonstram as ações de saneamento, educação e transporte nas 39 ilhas que integram Belém.

"Minha vida sempre foi de inclusão, de luta contra a pobreza, e, como amazônida, e como prefeito numa cidade como Belém, nem tenho como pensar em verdadeira inclusão sem lutar pelo meio ambiente", destaca o prefeito.

O governador Helder Barbalho também festejou a decisão do presidente Lula em trazer a COP-30 para Belém: "Belém estará de portas abertas para debater o clima, e encontrar soluções sobre o tema, e agradeço ao presidente Lula esse gesto decisivo para tornar isso realidade".

O prefeito Edmilson, que hoje participou no Ver-0-Peso de uma das ações da Prefeitura pelos 407 anos da capital paraense, finaliza: "Belém não poderia receber um presente mais expressivo nesta data. É é com imensa alegria que dou essa notícia a vocês, e aqui no Ver-o-Peso, este lugar tão simbólico para nossa cidade".

Texto: Edson Coelho
 
Colaboração: Joyce Assunção
COMENTÁRIOS