Renato Torres se aventura ao desconhecido através da poesia
Atualidades
Publicado em 14/12/2022

O cantor, compositor  e poeta belenense Renato Torres lança nesta quinta-feira (15), o livro de poemas “Conheço palavras perigosas”, no Núcleo de Conexões Na Figueredo. Publicação inédita, a obra reúne poemas escritos ao longo de mais de três décadas. O evento contará também com exposição de obras do artista Laercio Cubas Jr.

Este é o segundo livro publicado por Renato. O primeiro, intitulado “Periférico”, foi lançado em 2014. Já “Conheço palavras perigosas” aborda contexto político, envelhecimento, entre outros temas.

Renato contou ao portal O Liberal que a inspiração ao título do livro foi, justamente, o caráter misterioso das palavras, que fazem com que leitores adentrem o desconhecido, fazendo novas descobertas: “O perigo das palavras é que, ao enfrentar-lhes o labirinto significante, já sabemos ser insuficientes nossas intenções comunicantes… Creio que, ao lermos poesia – e de certa maneira eu torço para que meus leitores consigam atingir essas sensações – estamos a nos arriscar, a nos aventurar por termos desconhecidos”, disse o artista.

Também ao mesmo portal, ele falou sobre as obras que o inspiraram, são elas: “Livro Sobre Nada”, de Manoel de Barros; “Água Viva”, de Clarice Lispector; “O Guardador de Rebanhos”, de Alberto Caeiro; “O Livro dos Abraços”, de Eduardo Galeano; “Cartas a Um Jovem Poeta”, de Rainer Maria Rilke. O poeta também tentou compensar a falta de mulheres em sua lista com indicações de autoras: “Peço perdão desde já por haver apenas uma mulher em minha lista: leiam Wislawa Szymborska, Renata Pallottini, Olga Savary, Hilda Hilst… Leiam mulheres! Citei os primeiros cinco livros por serem, verdadeiramente, livros que me marcaram e me ajudaram/inspiraram nessa lida/luta com as palavras. Escrever não é algo romântico, pode ser inclusive algo perturbador, te roubar o sono, a tranquilidade… Mas é também incrivelmente recompensador”, disse.

Serviço

Lançamento: Livro de poemas “Conheço palavras perigosas”

Data: quinta-feira, 15.

Horário: 20h

Local: Núcleo de Conexões Ná Figueredo.

Entrada: Gratuita

Com informações de O Liberal. Edição de Ju Abe.

Comentários