Divulgação Agência Belém
O mês de novembro é dedicado à luta do povo preto por igualdade e respeito, campanha conhecida como Novembro Negro, que culmina no Dia da Consciência Negra, todo dia 20 deste mês. Como parte da programação do Novembro da Consciência Negra, a Prefeitura de Belém realiza entre os dias 28 e 29 de novembro, no Centro de Convenções do Pará (Hangar), no Marco, a II Jornada de Gratidão aos Povos Negros.
Ao falar da luta contra o racismo, Belém ganha notoriedade, porque é a primeira cidade da região Norte a efetivar um Estatuto de Igualdade Racial.
“Belém é o sétimo município do Brasil, entre os mais de cinco mil, a ter uma lei que trata dos direitos para a comunidade negra”, ressaltou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. “E não vai ficar só nisso, pois seguimos na criação de políticas públicas voltadas para a população negra”, completou.
O estatuto é um Projeto de Lei da vereadora Lívia Duarte (PSOL) e foi sancionado pelo prefeito Edmilson Rodrigues em 9 de maio de 2022, como decreto nº 9.769/2022. Ele visa a defesa dos direitos raciais individuais e coletivos, o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnico-racial.
Programação – A II Jornada de Gratidão aos Povos Negros simboliza a gratidão da capital paraense aos negros por sua contribuição à formação e diversidade étnica e cultural do povo brasileiro e amazônida.
A jornada reafirma a intenção de amizade e cooperação entre as cidades de Belém e Guiné Bissau, na África, país de onde veio a maioria dos negros escravizados para a colônia do Grão-Pará, atual estado do Pará.
Entre os participantes estarão M’bala Fernandes, Embaixador da Guiné- Bissau no Brasil; Isaías Varela, prefeito de São Domingos, cidade do país de Cabo Verde e Paulo Varela, poeta de Cabo Verde.
O prefeito Edmilson Rodrigues e a professora e ativista Zélia Amador farão abertura do evento, que é organizado pela Coordenação de Relações Internacionais da Prefeitura de Belém (Corint).
Concomitante à jornada ocorrer o 19º Diálogos e Saberes, organizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), tendo também o Hangar como sede.
Programação:
Local: Centro de Convenções Hangar, Av. Doutor Freitas, s/n – Marco
Dia 28/11 – Segunda
9h – Palco
Abertura da Jornada com o Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, professora Zelia Amador de Deus e M’bala Fernandes, Embaixador da Guiné- Bissau no Brasil.
10h- Palco
Desfile de Moda Africana Contemporânea do estilista de Benin, Israel Housson
Dia 29/11 – terça
10h – Sala Multimídia
Mesa Redonda: A Rota Transatlântica- Os Caminhos de Belém e Guiné-Bissau
Expositores: José Alves Souza Júnior- UFPA, José Maia Bezerra Neto- UFPA, Afonso Benevides- Vodunço Ahonssi do Tambor de Mina e Fernando de Mello, Diplomata Brasileiro em Bissau.
Mediação: Elza Rodrigues, Coordenadoria Antirracista- Prefeitura de Belém
14h – Auditório Marajó
Debate O Pensamento Libertador de Amílcar Cabral
Expositor: Ricardo Ossagô- UNILAB.
Intervenções de Isaías Varela – Prefeito de São Domingos/Cabo Verde e de Paulo Varela, poeta de Cabo Verde.
Mediação: Célia Maracajá- Núcleo de Artes Semad- Prefeitura de Belém
16h – Auditório Marajó
O Cinema Guineense de Flora Gomes – projeção do filme Pó de Sangue e debate com Carolin Ferreira- Unifesp
18h – Auditório Marajó
Mesa Redonda: Belém – Guiné-Bissau – África: Caminhos da Amizade e Cooperação
Expositores: M’bala Fernandes, Embaixador da Guiné Bissau no Brasil, Fernando de Mello, Diplomata da Embaixada do Brasil na Guiné-Bissau, Luiz Arnaldo Campos- Relações Internacionais da Prefeitura de Belém e Jacqueline Freire-UFPA.
Mediação: João Colares – UEPA, Projeto Djumbai.
19h30h – Palco
Show de Encerramento com o Grupo Acena.