FCP sedia Festival Pan-Amazônico de Cinema entre os dias 10 e 20 de novembro
10/11/2022 10:29 em Atualidades

Cena de “Os Devotos de São Sebastião”, filme de Artur Arias e André dos Santos, selecionado para a mostra competitiva.

O Amazônia FIDOC 2022 terá atividades gratuitas, como mostras competitivas, debates, oficinas, workshops e masterclasses

O Cine Líbero Luxardo, espaço da Fundação Cultural do Pará, vai sediar o Festival Pan-Amazônico de Cinema entre os dias 10 e 20 de novembro. O Amazônia FIDOC 2022 terá atividades gratuitas, como mostras competitivas, debates, oficinas, workshops e masterclasses. O Festival acumulou um acervo de mais de dois mil filmes nas suas últimas sete edições.

A abertura oficial será no Cine Líbero, às 18h30, com a exibição do filme “Noites Alienígenas” de Sérgio de Carvalho. O tema da edição deste ano é “O cinema  de todas as Amazônias na luta pela floresta em pé” e contará com quatro mostras competitivas, com cerca de 35 filmes e videoclipes com obras de 14 artistas.

Além disso, o Festival terá seis oficinas gratuitas, três delas na Casa das Artes, assim como lançamento de filmes e o 1º Fórum de Cinema das Amazônias, com acadêmicos e realizadores de cinema. A diretora do Festival Zienhe Castro disse que a edição de 2022 teve um recorde de inscrições, com quase 900 obras.

Para a diretora, o Amazônia FIDOC tem como pilar principal a difusão de produções audiovisuais que não estão presentes no circuito comercial. “No nosso caso, em especial, o Festival Pan Amazônico de Cinema tem como pilar essa democratização do acesso e a difusão das obras, por meio dessa janela de exibição, que é um festival”.

Confira a programação completa do Festival

SERVIÇO

Festival Pan-amazônico de Cinema – Amazônia FIDOC 2022

Data: 10 a 20 de novembro
Locais: Cine Líbero Luxardo, Centur, Avenida Gentil Bittencourt, 650 – Nazaré
Casa das Artes, Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236 – Nazaré

Texto: Álvaro Frota (Ascom/FCP), via Agência Pará.

COMENTÁRIOS