Exposição de fotografia do trabalho socioassistencial em Belém será exibida no Solar da Beira
10/11/2022 08:03 em Atualidades

A Fundação Papa João XXIII (Funpapa), por meio do Núcleo Setorial de Vigilância Socioassistencial (Nusvisa), lançará na próxima sexta-feira, 11, no Solar da Beira, e exposição que resulta do 1º Prêmio de Fotografia do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de Belém. O tema será: Olhares sobre o SUAS Belém: Territorialidade na Práxis da Proteção Social na Amazônia.A exposição contará com 19 registros, todos feitos pelos servidores da Funpapa, sob as mais variadas perspectivas do SUAS e está vinculada à programação da Bienal de Artes de Belém. Todo o acervo da mostra ficará disponível ao público em geral de 11 a 20 de novembro e posteriormente reorganizado em espaço próprio da Fundação.

Os trabalhadores e gestores da política de Assistência Social gerida pela Funpapa enfrentam no cotidiano de trabalho vulnerabilidades, riscos sociais e desafios, o que requer estratégias variadas de trabalho socioassistencial.

Registros do cotidiano socioassistencial

As fotografias em exposição são oriundas de meios para alcance da efetividade e impacto social dos servidores da Funpapa junto aos usuários. Em muitos contextos são produzidos excelentes registros fotográficos das ações, conforme comprovam, por exemplo, os Relatórios Mensais de Atividades (RMAs). As imagens possuem usos, práticas e saberes multidimensionais, enquanto artefatos culturais que contribuem para a comunicação e diálogo, revelando aspectos das realidades de quem fotografa ou de quem é fotografado.

“Essa exposição revela, através da lente de uma câmera, o universo da assistência social em Belém e as múltiplas facetas de sua execução” explica a coordenadora do Nusvisa Cássia Barbosa.

Aprimoramento - Ela destaca a importância de realizar esse prêmio, em meio ao cenário de desmonte da assistência social a nível nacional. A exposição tem o objetivo de identificar, disseminar, valorizar e estimular a realização de registros imagéticos no âmbito da assistência social, que contribuam para o aprimoramento e construção da narrativa do trabalho desenvolvido pela política socioassistencial no município de Belém.

 

Texto: Maura Carvalho, via Agência Belém
COMENTÁRIOS