Mandinga da Amazônia lança seu primeiro single nesta sexta , 5
05/11/2022 10:37 em Música

Ju Abe

“Certa vez pequena de Icoaraci acertou no bronzeado, atravessou pra Cotijuba, se jogou pro Vai-quem-quer”, assim começa o zouk “Caraxué”, canção composta por Eduardo Luz e Bruno Cézar, ambos fundadores da banda belenense Mandinga da Amazônia.

O grupo foi formado em 2007 e consagrou-se fazendo shows em clubes tradicionais de Belém, como Mormaço, Palafita, Xibé com Arte e Pai D’égua, além do interior do estado em lugares como Algodoal, Cachoeira do Arari e Bragança, chegando até a gravar um DVD, em 2008. Na época, a banda acabou se desfazendo, voltando à ativa entretanto, em 2021, quando compuseram “Caraxué”, seu primeiro single.

Caraxué é uma crítica social com enredo sarcástico, cujo retrato espelha os costumes e mazelas sociais do povo marginalizado nas periferias de Belém. Com muitos arranjos de sopros característicos do zouk, a música tem um gingado que convida à dança, evocando poeticamente a imagem do cotidiano da vida ribeirinha amazônica.

Primeira empreitada dentro do mercado musical independente, a banda aposta em novo empreendimento autoral e numa formação predominantemente percussiva. “Mandinga da Amazônia” é formada por Eduardo (voz e percussões), Bruno Cézar (guitarras), Wagner Moraes (contrabaixo), Diego Vattos, Wellitton  Barreto (percussões) e Pauer Martins (bateria).

O single já está disponível a partir desta sexta-feira (5) em todas as plataformas digitais, além de aqui, na programação da Rádio Iara.

 Ouça Caraxué- Grupo Mandinga da Amazônia

 

COMENTÁRIOS