Estação Cultural de Icoaraci reúne mestres e mestras de carimbó em programação gratuita
02/11/2022 11:21 em Música

Nesta quinta-feira (3), a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) realiza uma programação em alusão ao Dia Estadual do Carimbó, a partir das 16h, na Estação Cultural de Icoaraci, distrito de Belém. Entre as ações, serão realizadas rodas de conversa entre mestres e mestras de carimbó, workshop, exposições e show de encerramento. A iniciativa é gratuita e integra o calendário do Preamar do Patrimônio da Secretaria.

A exposição “Zimba é Festa de Carimbó” teve curadoria do supervisor artístico, mestre em Artes e professor, Paulo Souza, e terá banjos recicláveis e saias de Carimbó usadas por grupos da comunidade local. Às 16h, inicia o workshop “Vivências do Carimbó”, com os mestres Ney Lima, sobre o instrumento banjo, e Nego Rai sobre tambores.

Já às 18h, será realizada a roda de conversa com os mestres de carimbó convidados: João Ribeiro, do Águia Negra; Ney Lima, do Africanos; Nego Rai, do Carimbó de Icoaraci; Lourival Igarapé; Thomaz Cruz, do Africanos; Cláudia Peniche, do Uirapuru; Deia Palheta, do Iaçá de Luta; e Nazaré do Ó, do Águia Negra. O momento será dedicado para trocas de experiências e vivências, destacando o papel importante da figura feminina para essa manifestação cultural.

Em seguida, será iniciada a tradicional roda de Carimbó “Orquestra de Tambores com os Mestres”, com participação dos mestres e músicos presentes, para interação do público com a música e dança. Cada mestre terá 10 minutos para apresentação individual e divulgação de seu trabalho, com a participação de integrantes do grupo a que pertencem.

Serviço

Dia Estadual do Carimbó
Data: 03/11, a partir das 16h
Local: Estação Cultural de Icoaraci
Entrada gratuita

Texto: Agência Pará

COMENTÁRIOS