Multidão acompanha parada LGBTI+ em Mosqueiro neste domingo, 31
01/08/2022 14:10 em Atualidades

A Parada LGBTI+ de Mosqueiro celebrou a paz diante de uma multidão de veranistas, que aproveitou o último final de semana do Verão da Gente 2022, promovido pela Prefeitura de Belém.

A festa também foi um ato político. O cantor Eloi Iglesias, 70, que dividiu a coordenação com Mellannie Marques, discursou em defesa do movimento e destacou a importância do voto para eleição de uma bancada comprometida com os direitos da diversidade.

15 anos

 A Parada completou 15 anos em 2022 e se firma como um dos grandes eventos no Estado. Mais de 50 mil pessoas acompanharam o percurso de 1,5km, entre os bairros do Chapéu Virado e Aeroporto.

A Parada recebeu apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Mosqueiro. A coordenadora da Diversidade Sexual (CDS), Jane Patrícia Gama, participou do ato e ressaltou o compromisso da prefeitura de Belém em defesa e respeito à orientação sexual das pessoas.

A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) enviou 40 garis para reforçar a limpeza da área, após a passagem do trio.

O Governo do Estado foi representado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Beto Paz, coordenador nacional das políticas em defesa do movimento LGBTI+, disse que estava muito contente, já que o evento voltou ao formato presencial, após dois anos de pandemia. "Queremos  ocupar os espaços e ter a oportunidade de lutar por nossos direitos constitucionais", afirmou.

Beleza na diversidade

Parada também foi momento de matar a saudade e reunir a beleza. A Miss Brasil T, Isabela Santorine, foi atração, assim como DJs e drags, que desfilaram simpatia, irreverência e bom humor.

A agenda de Paradas LGBTI+ está só começando. Até o final do ano, a festa passará por Belém, Ananindeua e Abaetetuba.

A agente distrital de Mosqueiro, Vanessa Egla, recebeu agradecimentos especiais pelo trabalho de coordenação junto aos órgãos de segurança (Segup/Polícia Militar), Guarda Municipal, trânsito, com ação de homens da Semob e saúde, com destaque para o Controle de Endemias, que distribuiu preservativos e Hospital Geral de Mosqueiro (Sesma), com ambulâncias e leitos de retaguarda, respectivamente.

A Parada LGBTI+ em Mosqueiro não registrou incidentes e mantém a marca de mais segura do Estado.

Texto:

Selma Amaral

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!