“Semana dos Museus” leva programação gratuita à espaços culturais históricos de Belém
13/05/2022 14:43 em Atualidades

O Governo do Estado, por meio da Fundação Carlos Gomes e do Instituto Estadual Carlos Gomes, promove a “Semana dos Museus”, em homenagem ao Dia Internacional dos Museus, comemorado no próximo dia 18 de maio. A programação, de 17 a 19 deste mês, terá apresentações gratuitas no Espaço São José Liberto, no Palacete Bolonha e, ainda, na Igreja de Santo Alexandre, em Belém.

A “Semana dos Museus” é uma edição especial do “Música nos Museus”, projeto que integra o programa Cultura por Todo o Pará e tem o objetivo de popularizar a música clássica, fomentando a qualidade de vida da população, por meio do lazer e da música.

Segundo Eugênia Pinon, diretora técnica da Fundação Carlos Gomes, a ideia de realizar a “Semana dos Museus” tem vínculo com a própria natureza da data comemorativa de 18 de maio. “O Dia Internacional do Museu foi instituído com a intenção de promover a valorização destes espaços, incentivando o público a comparecer e apreciar as curadorias artísticas e históricas. “Entendemos que esse objetivo se relaciona diretamente com a proposta do ‘Música nos Museus’, que é o fomento da apreciação da música feita na nossa Instituição”, analisa.

“Dessa maneira, promovemos o estímulo à formação de plateia e ao acesso aos bens culturais por meio da democratização. São eventos gratuitos, abertos ao público, para que as pessoas visitem museus e consumam a linguagem da música erudita”, acrescentou Pinon.

A programação da “Semana dos Museus” começa às 16h, da terça-feira (17), com o recital de violão de Maurício Gomes no Espaço São José Liberto. No dia 18, o Dia Internacional dos Museus, será a vez do Quarteto Carlos Gomes – Belém se apresentar na Igreja de Santo Alexandre, às 19h, com participação de Daniel Vieira-Zharbo ao piano e Lucas Santiago no violoncelo, além de Thiago Lopes no clarinete.

Por fim, no dia 19 de maio, o Palacete Bolonha recebe o concerto do Duo de Flauta e Violão formado por João Pedro Pagliosa e Maurício Gomes, às 18h. Todos os eventos têm entrada franca.

SERVIÇO

Semana dos Museus

De 17 a 19 de maio de 2022

Espaço São José Liberto, Palacete Bolonha e Igreja de Santo Alexandre

Entrada franca

Confira a programação:

Dia 17

Recital de violão com Maurício Gomes

Espaço São José LIberto, às 16h

Dia 18

Quarteto Carlos Gomes – Belém

Participação de Daniel Vieira-Zharbo ao piano, Lucas Santiago no violoncelo e Thiago Lopes no clarinete

Igreja de Santo Alexandre, às 19h

Dia 19

Duo de Flauta e Violão com João Pedro Pagliosa e Maurício Gomes

Palacete Bolonha, às 18h.

Por Agência Pará

COMENTÁRIOS