Marinor propõe lei que valoriza contadores e contadoras de histórias
05/05/2022 14:02 em Atualidades

Foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (4), a oficialização da Lei 9.555 de 2 de maio de 2022, cujo objeto inclui no calendário oficial de eventos do estado do Pará, a Semana Estadual de Contadores e Contadoras de Histórias e dos Mediadores e Mediadoras de Leitura, projeto proposto pelo mandato da Deputada Estadual Marinor Brito (PSOL). 

Segundo a deputada, o projeto valoriza os sujeitos que realizam estas ações, “ampliando ainda mais o gosto pelo ouvir e pelo contar e conquistando, a cada ano, mais ouvidores e leitores em nosso estado”, disse ela, através de suas redes sociais.

Os contadores de histórias dão vida às palavras e personagens dos contos, poemas e crônicas. Por meio de técnicas emprestadas da dramaturgia ou de maneira espontânea pelo olhar, tom de voz e movimentos corporais, os contadores transformam os textos em verdadeiros espetáculos falados, e têm o poder de transmitir à plateia a magia do universo contido nos livros, fortalecendo a nossa cultura literária.

A deputada comemorou a conquista: “Mais uma iniciativa pela cultura no Pará!”, disse ela.

 

Edição Ju Abe

COMENTÁRIOS