Amapá e Guyana reafirmam parceria para caravana rumo ao Fórum Social Pan-Amazônico, em Belém
25/04/2022 09:59 em Atualidades

Foto: Fabien Canavi

Uma parceria de longa data retoma o diálogo acerca dos caminhos a serem tomados rumo ao X Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA) que acontecerá entre os dias 28 a 31 de julho de 2022 em Belém do Pará, Amazônia, Brasil! Esta aliança entre Amapá e Guyana no âmbito do Fospa vem sendo fortalecida desde 2014, quando se realizou o VII Fórum Social Pan-Amazônico em Macapá, trabalhando juntos no fortalecimento do Comitê FOSPA Guyana. A partir de então, uma série de encontros e diálogos vêm sendo tecidos neste esperançar. 

Em abril de 2019, o FOSPA Amapá organizou o VIII Círculo de Saberes Cuidando da Amazônia, em Vila Vitória no Oiapoque-AP, município fronteira com a Guyane. Na ocasião oficializou o convite de honra aos companheiros guyanenses a participarem do Pré-Fospa Amapá também ocorrido naquele ano no mês de novembro. Uma potente caravana de companheiros guyanenses chega a Macapá que retribuem o carinho convidando o Amapá a participar do primeiro Encontro do Fórum Social Pan-amazônico na Guiana Francesa, firmando assim o Comitê FOSPA Guyane.

“Somos semelhantes em diversos aspectos no que diz respeito a exploração social, ambiental, política e econômica, mas também, nos unimos no comprometimento de sermos guardiãs e guardiões de nossas Amazônias, defendendo nosso território e cuidando da natureza”, acordam ambos os representantes de cada Comitê FOSPA. É nessa sinergia de semeia e colheita que Amapá e Guiana caminham juntos para colherem os melhores frutos rumo ao X FOSPA Belém, e nesse sentido, no último domingo, dia 17 de abril de 2022, lançaram as melhores sementes e avançaram nos seguintes diálogos: 

Intercâmbio nas ações:  Pré-Fóruns Amapá e Guyane Francesa;  Iniciativas de ação Vidas Negras na Amazônia, Convenção 169 da OIT e Nossa vida é a Roça e a caravana rumo ao X FOSPA em Belém;

Mapeamento e levantamento da estrutura para os Pré-Foruns e caravana rumo a Belém;
Reunião entre os Comitês FOSPA do Amapá e Guyane Francesa e Secretaria Executiva FOSPA.

O Comitê Fospa Guyane é articulado principalmente pelo Fórum Social Permanente da Guiana (FSPG), cuja coordenação é orientada por Nora Stephenson e Elie Stephenson ambos professores e produtores culturais na Guyane Francesa e Fabien Canavi, coordenador da UTG – União dos Trabalhadores da Guiana Francesa, todos militantes no movimento social e político há pelo menos 30 anos na Guyane Francesa.

 

Texto: Celleny Servitta

COMENTÁRIOS