Complexo Esportivo e Cultural da Tamandaré será inaugurado em maio
21/04/2022 10:47 em Atualidades

A reforma do Complexo Esportivo e Cultural da Tamandaré está em fase de finalização. Trata-se de uma praça que está prestes a ser entregue na cidade pela Prefeitura de Belém, no bairro da Cidade Velha. 

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, visitou as obras do complexo na manhã desta quarta-feira, 20, com o intuito de observar as intervenções que foram feitas no espaço pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), órgão responsável pela revitalização.

Após anos abanadonado e servindo como um depósito de lixo, o espaço de convivência e lazer para os moradores de Belém começa a viver uma nova realidade.

O Complexo Esportivo e Cultural da Tamandaré conta, agora, com pista de skate, quadra poliesportiva, quadra de areia e anfiteatro e iluminação modernizada. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) desenvolveu para o espaço um projeto paisagístico completo, para a valorização de toda a área.

“Este é um espaço todo projetado a partir de conversas com a comunidade. Antes mesmo da inauguração oficial, o espaço já está sendo muito utilizado pela população, pelos skatistas. Isso mostra que fomos felizes neste projeto”, explicou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, durante visita ao complexo.

Edmilson Rodrigues ainda ressaltou o papel importante da comunidade na preservação do logradouro após a sua entrega. “A ideia é eleger uma comissão da comunidade para tomar conta e orientar o uso do espaço, para cuidar dele com muito carinho. A prefeitura transformou um verdadeiro lixão a céu aberto em uma grande praça esportiva”, destacou.

As obras no local iniciaram em novembro de 2021 e tem previsão de entrega para o começo do mês de maio deste ano. Segundo a Seurb, na revitalização do complexo foram investidos, aproximadamente, R$ 1, 2 milhão.

Espaço de convivência – A autônoma Vera Dantas, de 45 anos, que mora há 30 anos no Canal da Tamandré, acompanha de perto as obras e conta que os serviços chegaram em boa hora.

“Este espaço estava abandonado, a situação aqui era cruel. Do jeito que tava não dava nem para as crianças brincarem direito. Com essa reforma vamos ter um espaço de convivência para nossos idosos e jovens praticarem esportes, apresentarem peças e fazerem feirinhas. Somos muito gratos à prefeitura, que está aqui diariamente”.

Novas praças – O Complexo Esportivo e Cultural da Tamandaré é apenas uma das 20 praças da cidade que a Prefeitura de Belém está revitalizando e devolvendo para a população.

“Nos próximos meses deste ano, queremos chegar à marca de cem praças reformadas na cidade, com todos os ingredientes necessários, como paisagismos, acessibilidade e iluminação”, disse o secretária municipal de Urbanismo, Deivison Alves.

Fabricio Lopes – Agência Belém

COMENTÁRIOS