Mulheres indígenas de várias etnias articulam participação no Fórum Social Pan-Amazônico, em Belém
20/04/2022 14:56 em Atualidades

A Articulação de Mulheres do Amazonas (AMA) avança em direção ao X Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa). Hoje, 20 de abril, o movimento reúne mulheres de diferentes culturas e etnias para um encontro que vai debater sobre o mês indígena e as ações que o envolvem. O evento será realizado na sede do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares), na avenida Leonardo Malcher, 339, Centro, no horário de 9h às 12h.

A roda de conversa “O Arco de Sonhos e as lutas das mulheres indígenas”, inaugura em Manaus a abertura das atividades organizadas pelo comitê do Amazonas, rumo ao X Fospa, trazendo a participação das mulheres representantes dos povos Tucano, Arapaso, Saterê-Mawê, Desano, Ticuna e Kulina. 

Entre as convidadas estão: Clarice Arbela, coordenadora-geral da Associação de Mulheres do Alto Rio Negro (AMARN), Maria Assunta Pedrosa Ferreira, membro da Makira-eta, Maria SandieleSaterê -YusuroDihputiro, representante da juventude indígena, Deolinda Tulkano, Co-fundadora da AMARN e Rosimererapaso, da Rede de Mulheres Indígenas Makira-eta. A ação reafirma a identidade dos povos originários no mês da resistência e faz um levante de mobilização aos direitos indígenas.

Na organização, acolhida, mística e mediação está o grupo de mulheres cantoras do povo Warao, Ticiana Dias e Mary Nelys, do Sares, Eliana Assis, Nildes Souza, representante da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) na secretaria executiva do Fospa e Socorro Papoula, do comitê internacional e estadual do Fórum.

COMENTÁRIOS