reprodução redes socias
No último sábado, 21 de setembro, o Mercado de São Brás, prédio histórico hoje revitalizado pela prefeitura de Belém, virou palco do importante duelo de MC's Estadual do Pará. Com apoio político da prefeitura de Belém e da deputada estadual Lívia Duarte (PSOL/PA), o evento escolheu o rapper Mão no Bolso para representar o Estado do Pará no Duelo Nacional de MC’s. Junto com Mão no Bolso, também disputou a final MC rasta.
O Mercado de São Brás já se tornou palco tradicional de batalhas de MC’s em Belém. Porém nem sempre foi assim. O movimento, essencialmente negro e periférico, já sofreu muitas repressões da polícia e órgãos oficias, nas gestões municipais anteriores. Para acabar com isto, a prefeitura de Belém criou um decreto, onde torna livre a utilização dos espaços públicos pelo movimento cultural do Hip-Hop.
Uma das articuladoras do evento, a dançarina e ativista social Lo Ojuara fez questão de lembrar do decreto da prefeitura de Belém, em discurso feito durante a batalha de MC's. “Foi a única prefeitura que pensou todo esse tempo em fazer um decreto que nos resguardasse de estarmos nas praças. Então, toda vez que chegar uma força policial truculenta pra cima de vocês, peguem o decreto(...). Então, se resguardem, entreguem as licenças, façam o trabalho bem feito pra que a gente possa estar onde a gente merece. Afinal de contas, a liberdade, ela é uma conquista, a liberdade nunca vai ser dada”, disse a artista.