Carimbó Selvagem traz a cultura de "mangueios" em novo single
14/03/2024 13:55 em Música

arte: divulgação

O grupo de carimbó de rua “ Carimbó Selvagem” lança o seu primeiro single nesta sexta-feira,  15, em todas as plataformas da música.

Denominado “Mangueio no Veropa”, o single saúda o cotidiano de trabalho artístico que os catimbozeiros selvagens desenvolvem na maior Feira a céu aberto da América Latina, o Ver o Peso,  marcando a importantes ocupações na cidade, a partir da produção do Carimbó Selvagem no Mercado de carne, na feira do Açaí ou em frente ao solar da Beira , ambos no mercado do Ver o Peso.

Com objetivo de  salvaguardar o patrimônio cultural imaterial brasileiro, o carimbó, e também chamar a atenção da preservação do patrimônio histórico da cidade de Belém através do famoso “mangueio”, termo usado para denominar a prática cultural nas ruas, o Carimbó Selvagem desenvolve o single “Mangueio no Veropa” através da produtora Fonográfica Caqui e estará disponível em todas as plataformas digitais a partir do dia 15/03/2024. O single foi gravado no “estúdio Torto” e participam do projeto o engenheiro de som Reiner, Pratagy na edição do áudio, Reiner na mixagem, masterização com Luan Sanches e a distribuição ficou por conta do selo Caquí via Shake Music.

Para celebrar esse fato, o Carimbó Selvagem vai realizar uma série de shows pela cidade em formato de ocupações artísticas. A turnê inicia na próxima quinta-feira, dia 14/03/2024 na casa Buraco Negro, seguindo no dia  15/03/2024 (Sexta-Feira) na casa De_bubuia, localizada no bairro da cidade velha, depois dia 16/03/2024 (Sábado) na ocupação “Acorda Pedreira”, no bairro da Pedreira com programação especial para as crianças  e fechando no dia 17/03/2024 (Domingo) na Roda Selvagem na Feira do Açaí com participações de convidados especiais.

Realizam o projeto Gabiru Cigano, Astrum Zion, Luan Monteiro, Heron Rodrigues, Jadson Maiandeua, membros oficiais do Carimbó Selvagem, além de músicos e artistas convidados, contando com a direção artística de Andrey Alves e fotografia de Sávio Lima. A composição  conta com a participação do artista Flor de Mururé.

Como em todo mangueio, a cuia vai passar para contribuições voluntárias, fazendo assim a valorização e a democratização ao acesso à cultura popular nas ruas da cidade de Belém.

*PRÉ-SAVE DO LANÇAMENTO DO SINGLE MANGUEIO NO VEROPA: https://play.shakemusic.com.br/mangueionoveropa

 

Serviço

Carimbó selvagem faz turnê de lançamento do seu primeiro Single “Mangueio no Veropa”

Datas e Locais:

14/03/2024 – Quinta-Feira – Buraco Negro.

( Tv. Dom Bosco , 15 – ao lado da Igreja do Carmo)

15/03/2024 –  Sexta-Feira –  De Bubuia

(Rodrigues dos Santos , n° 210, Cidade Velha)

16/03/2024 – Sábado –Acorda Pedreira ocupação Nascente

Av. visconde de Inhaúma esquina com Barão do triunfo

Participações: Apresentação de Pernaltas com os Gigantes da Amazônia , contação de Histórias infantis, Dj Sidou e  Carimbó Selvagem.

17/03/2024 – Domingo – Roda Selvagem na Feira do Açaí (Complexo da Feira do Açaí)

Com Participações Especiais.

Texto: Luciana Medeiros

COMENTÁRIOS