"Tecno Show": álbum saudosista de Gaby Amarantos faz a cultura paraense brilhar no Grammy Latino
17/11/2023 09:11 em Música

Em dezembro de 2022, a cantora paraense Gaby Amarantos, como é de costume, surpreendeu a todos anunciando um lançamento de cunho saudosista. Trata-se do álbum "Tecno Show", grande vencedor na categoria "Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa", na cerimônia do Latin Grammy, ocorrida na noite deste quinta-feira (16) , em Sevilla- Espanha.

O álbum, lançado em comemoração aos 20 anos da banda onde Gaby fez grande sucesso local- a Tecno Show, traz na capa imagens originais já meio desgastadas pelo tempo à época do auge do grupo, em 2003, bem como regravações das músicas que faziam sucesso nas festas de aparelhagens de Belém neste período.

Algumas destas canções foram compostas pela própria cantora, e, entre elas, versões em Português de sucessos internacionais, que foram relançadas legalmente com a ajuda da União Brasileira de Compositores- UBC, da qual Gaby faz parte.

Consagrando a música produzida na cena independente de Belém, Gaby rompe barreiras ao arrebatar uma categoria do Grammy, pois o álbum "Tecno-show" é em si uma celebração à história da arte periférica amazônica, e traz luz a importantes nomes da cena local que têm se mantido produtivos a despeito de todas as dificuldades impostas aos artistas que vivem na Amazônia, são estes Féllix Robato e Sandro Marcelo Negrão, os produtores musicais do álbum vencedor.

"Eu sou uma artista da Amazônia, da floresta amazônica do Brasil, eu faço música da periferia negra de Belém do Pará, quero agradecer... sou uma artista independente! Estou a vinte anos trabalhando com este estilo, é a minha terceira indicação e agora recebo com muita alegria e muita honra!" disse a artista bastante emocionada , ao receber o prêmio, no palco do Grammy.

Ju Abe 

COMENTÁRIOS