Programa "Canto Poesia" mostra como Paulo André Barata apoiou a "luta armada" durante a Ditadura Militar
25/07/2023 17:18 em Música

Fafá de Belém e Paulo André Barata (Divulgação)

O programa "Canto Poesia", é uma série transmitida pela Rádio Cultura Brasil comandada pelo cantor, compositor e poeta belenense Arthur Nogueira. A temática central do programa é a "poesia cantada brasileira", ou seja, o universo da canção popular brasileira que encontra no casamento entre versos e música a sua forma de expressão artística.

No quarto episódio da série, transmitido no último dia 6 de junho e disponível on line, Nogueira recebe a cantora ícone da música paraense Fafá de Belém. No programa, Fafá dá detalhes sobre sua relação com os grandes artistas paraenses Paulo André e Ruy Barata, respectivamente filho e pai compositores parceiros que, segundo a própria, são autores da maior obra em canção da música moderna do Pará.

Dentre as histórias que Fafá recorda de sua amizade com Paulo André e Ruy, uma delas chama atenção. A cantora conta que, quando mudou-se com sua família para o Rio de Janeiro, no início da década de 70, conheceu Paulo André Barata e começou a frequentar sua casa, no bairro de Copacabana. Na residência, além de vários músicos importantes do Brasil, como João Donato e Wagner Tiso, havia também pessoas que estavam na “luta armada” e “militância”, como descreve a artista. Isto aconteceu em plena Ditadura Militar, quando, apesar da intensa repressão imposta pelo governo brasileiro aos movimentos oposicionistas, artistas, intelectuais e estudantes ainda conseguiam organizar-se corajosamente em oposição ao governo ditador. Fafá teria sido inclusive reconhecida como a “musa das Diretas Já”, por seu apoio ao movimento pelo fim da Ditadura.

“Eu conheci Paulo André quando nós mudamos pro Rio, em 1970. A casa do Paulo André, em Copacabana, abrigava desde pessoas que estavam na luta armada, pessoas que estavam na militância, à músicos, grandes músicos”, relatou a cantora.

Hoje com 76 anos, Paulo André Barata lançou seu último trabalho em 2018, em forma de CD e vinil, intitulado “Paulo André Barata”, que reuniu músicas compostas com vários parceiros. O álbum contou com show de lançamento no Theatro da Paz, em Belém, com participações especiais de João Donato, Alba Mariah, Andréa Pinheiro, Lia Sophia e Lucinnha Bastos. Já Ruy Barata teve vasta atuação como poeta, compositor, político,professor e advogado, falecendo em São Paulo no ano de 1990.

Ouça aqui a todos os episódios do programa "Canto Poesia".

Por Ju Abe

COMENTÁRIOS