A 5° edição do Festival Sonido vai voltar a ocupar o Mercado de Carnes Francisco Bolonha com muita música instrumental e experimental pra dançar. A novidade do ano é que haverá também um edição em Parauapebas, nos dias 2 e 3 de setembro. A programação é inteiramente gratuita.
O evento, que acontece nos próximos dias 25, 26 e 27 de agosto em Belém, é uma criação da Se Rasgum Produções, fomentadora cultural paraense, que, há quase 20 anos, abre espaço para a música independente na cidade, focando na construção de um público aberto à novidades, criando oportunidades, promovendo intercâmbio entre artistas locais e nacionais, além de movimentar a economia local através da arte.
Por conta da pandemia, a edição de 2021 do Sonido aconteceu de maneira remota, em sessions transmitidas pelo YouTube e pela TV fechada. Agora, o festival volta à sua forma presencial e o público poderá voltar a curtir ao vivo nomes como o pianista acreano João Donato, um dos maiores mestres da música brasileira, prestes a comemorar 70 anos de carreira e referência internacional por sua bossa-nova jazzística misturado ao samba, baião, hip-hop e funk.
Além dele, passarão pelo palco do festival Clube da Guitarrada, com os mestres Aldo Sena e Curica, Berra Boi com o guitarreiro Félix Robatto, duo Marapuama & Inesita, trio Pirucaba Jazz com a violonista Melina Fôro e o inédito projeto Realce, que une os produtores e multi-instrumentistas Mateus Estrela e Leonardo Chaves com participação de Raissa Tyger, que tocará guitarra nesta apresentação.
Entre as novidades, tem a primeira banda instrumental negra LGBTQI+ com as baianas d’ As Panteras Negras, a surf music e a sonoridade dos 50 e 70 do quarteto dos gaúchos As Aventuras e o rock psicodélico manauara do trio O Tronxo.
SONIDO PARTIES
As festas afters do Festival Sonido já viraram tradição. A abertura acontece no dia 25, quinta-feira, a partir das 19h. A noite, intitulada “Esquenta no Vinil” terá os DJs sets de Carol Morena, uma das organizadoras do festival baiano Radioca e da dupla fundadora da produtora Se Rasgum: Renée Chalu e Marcelo Damaso. A entrada é gratuita e o local é o Ná Figueiredo.
Depois, as Sonido Parties acontecerão na sexta e no sábado (26 e 27/8), a partir das 22h, no Rebujo. As atrações da vez serão a live do duo Forró Red Light, que tem batidas eletrônicas como ponto de partida para ritmos tradicionais e dançantes da música brasileira, além do lançamento do novo trabalho do DJ produtor paraense STRR, o projeto solo de Mateus Estrela, de Luh Del Fuego, codinome de Luciana Simões, vinda direto da nossa Jamaica Brasileira, São Luís (MA), e de Damasound (aka Marcelo Damaso). Os ingressos estarão à venda no Sympla.
5° FESTIVAL SONIDO
BELÉM – 26, 27 E 28 DE AGOSTO
Mercado de Carnes Francisco Bolonha
PARAUAPEBAS – 02 E 03 DE SETEMBRO
Praça Mahatma Ghandi
BELÉM- SERVIÇO
Mercado de Carnes Francisco Bolonha, Complexo do Ver-o-Peso (lotação sujeita à capacidade do Mercado)
26 de agosto – sexta-feira
A partir das 19h
Clube da Guitarrada + Mestre Aldo Sena + Mestre Curica
Berra boi + Félix Robatto
As Panteras Negras
Marapuama e Inesita
27 de agosto – sábado
A partir das 19h
Orquestra Brasileira de Música Jamaicana
O Tronxo
Felipe Sequeira
Realce + Rayssa Tiger
28 de agosto – domingo
A partir das 19h
João Donato e Trio
As Aventuras
Puget Blues
Pirucaba Jazz + Melina Fôro
Esquenta no vinil
Na Figueredo- 25 de agosto
A partir das 19h
Carol Morena (BA) convida Renée Chalu
Gibandini + Damasound
After Party #01
Rebujo- 26 de agosto
A partir das 22h
Forró Red Light (DF)
Chico Corrêa Live (PB)
STRR
Afetr Party #02
Rebujo- 27 de agosto
Dj Jurássico
Luh Del Fuego (MA)
Nat- Esquema
Dmasound
Com informações de DOL e redes sociais Se Rasgum. Edição de Ju Abe.