A expectativa em relação à I Bienal de Artes em Belém é grande em todo município. Promovida pela Prefeitura e realizada pela Fundação Cultural de Belém (Fumbel), a Bienal de Artes terá como tema “Afirmação de direitos”.
Durante o mês de setembro, a cidade vai respirar arte em seus diversos formatos. Rodas de conversas, festival de música, apresentações de teatro e dança, oficinas de capacitação, recitais, exposições e shows estão programados para ocorrer dentro da I Bienal de Artes.
Belém e distritos estarão envolvidos nas atividades que irão englobar diversos profissionais de arte, promovendo uma conexão firme e duradoura de fomento, difusão e formação em arte e cultura.
Arte em Belém, ilhas e distritos - Com o objetivo de contemplar grande parte do município, a bienal contará com programações em oito distritos administrativos: Belém, Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci, Entroncamento, Sacramenta e Guamá.
Além dos distritos, as ilhas de Cotijuba e Combu também serão contempladas com atividades artísticas e culturais organizadas pela comissão da bienal de artes.
Ao todo, 28 espaços estarão envolvidos nas atividades. A Fumbel espera atingir milhares de pessoas durante toda a programação.
A arte é inclusiva - A arte é plural e na sociedade contemporânea deve atingir a maior quantidade de pessoas possível. Fomentar e democratizar o acesso à cultura e incentivar a produção artística da cidade é uma das metas da Prefeitura de Belém.
Além de promover e incentivar o intercâmbio cultural, a Bienal de Artes é importante para impulsionar o circuito artístico local e divulgar a arte da cidade para todo o cenário nacional e, até mesmo, internacional, fomentando também o turismo.
Dessa forma, o evento contará com mesas, debates e discussão de políticas afirmativas, questões decoloniais, de gênero e religiosas, visando principalmente a descentralização da cultura.
Novidades - E o evento trará outras novidades como o IV Festival de Música Brasileira que este ano homenageará o músico Paulo André Barata. A primeira etapa do festival acontecerá entre os dias 15 e 23 de setembro e a fase final durante a programação da Bienal.
Lançamento da Bienal de Artes e do IV Festival de Música Brasileira
Como todo grande evento merece ser celebrado, a Prefeitura de Belém vai realizar um lançamento em que divulgará oficialmente a programação da Bienal e do festival de música à imprensa e à população geral.
O lançamento ocorrerá no dia 25 de agosto, a partir das 18h30, na Igreja de Santo Alexandre, na Cidade Velha.
A programação conta também com a apresentação da cantora Andrea Pinheiro e do pianista Jacinto Kahwage, e do saxofonista Santi Lopez.