Em Belém é grande a expectativa para o retorno dos festejos juninos presenciais. Nesta quarta-feira,8, a partir das 19h, o Teatro Waldemar Henrique abre as portas para receber os pássaros juninos e cordões de bicho. Os pássaros juninos são uma manifestação cultural popular genuinamente paraense composta por espetáculos folclóricos de músicas, danças e dramatizações típicas da cultura do Pará.
Em 2022 a Prefeitura de Belém vai realizar as apresentações, com entrada gratuita, de 16 Pássaros e Cordões de Bicho, no Teatro Waldemar Henrique, localizado na Praça da República, no bairro da Campina, nos dias 8, 9, 10, 22, 23 e 29 de junho.
A estreia do Arraial se dará com uma grande Revoada dos Pássaros, que contará com a participação de todos os grupos de Pássaros Juninos e Cordões de Bicho, que se apresentarão no decorrer da quadra junina.
Os coordenadores e guardiões de pássaros estão contando os minutos para se apresentar para o público pela primeira vez depois de dois anos de pandemia. Os diversos grupos de Pássaros e Cordões de Bicho já estão em atuação há muitos anos e alguns estão estreando na quadra junina municipal. O Arraial da Nossa gente contempla grupos de Belém, Outeiro, Icoaraci e Mosqueiro na programação do Teatro Waldemar Henrique.
Luci Alane, 45, guardiã do Cordão de Bicho Borboleta Azul, de Mosqueiro, vai trazer o grupo que se apresenta nas quadras juninas há quatro anos. "Atuamos com jovens e crianças carentes ribeirinhas, da ilha de Mosqueiro. Nosso grupo já tem mais de 60 anos, mas atuamos em apresentações para o público nas quadras juninas e nazarena desde 2018", comentou.
Enquanto alguns grupos ainda estão no início da sua trajetória de apresentações para o público, outros já têm décadas de estrada e muita experiência com as revoadas. Antônio Ferreira, 53, é guardião do grupo Tem-Tem do Guamá e conta que o grupo existe desde 1930. Foi criado em Icoaraci, mas com o decorrer dos anos veio para os bairros de Belém, passando pelo Telégrafo, Pedreira e Sacramenta. Há 25 anos o grupo se concentrou no bairro do Guamá, onde se encontra até hoje.
"Nunca deixamos de revoar dentro da quadra junina. Não podemos nunca deixar os Tem-Tem revoarem, por isso nosso Tem-Tem do Guamá está sempre presente nas revoadas", explica Ferreira. A programação dos Pássaros Juninos terá duração de seis dias e contará com todo apoio da Prefeitura de Belém por meio da Fundação Cultural do Município (Fumbel).
Para o presidente da Fumbel, Michel Pinho, a construção dos pássaros juninos tem uma identidade muito forte na história de Belém, não só pela sua característica popular, como pela sua teatralidade.
"É muito importante que a Fumbel, que responde pela cultura do município não só apóie, mas também instrumentalize as pessoas a continuarem a apresentar esse espetáculo tão bonito", ressalta.
Confira a programação completa das apresentações dos Pássaros Juninos, no Teatro Waldemar Henrique.
Quarta-feira - 8/6
Revoada dos Pássaros, a partir de 19h.
Quinta-feira - 9/6
20h - Pássaro Pequeno Guará
21h - Pássaro Tucano
Sexta-feira - 10/6
19h- Cordão do Bicho Bacu
20h - Pássaro Tangará
Quarta-feira - 22/6
19h - Cordão de Bicho Oncinha
20h - Pássaro Rouxinol
21h - Pássaro Papagaio Real
Quinta-feira - 23/6
19h - Pássaro Sabiá
20h - Pássaro Tem-Tem do Guamá
Quarta-feira - 29/6
19h - Pássaro Ararajuba
19:50 -Cordão de Pássaro Colibri de Outeiro
20:40 - Cordão de Bicho Borboleta Azul
21:30: Pássaro Beija-Flor
22:15 - Pássaro Japiim.
Toda a programação é gratuita.