BELÉM RECEBE EXPOSIÇÃO SOBRE VIDA E OBRA DE JOSÉ SARAMAGO
21/01/2019 19:53 em Novidades

O Museu do Estado do Pará (MEP), está recebendo a Exposição “Saramago – os pontos e a vista”. Após temporada inaugural em São Paulo, a mostra chega a Belém trazendo uma oportunidade única para a cidade se aprofundar no universo da vida e das obras do escritor português José Saramago. Visitação até 17 de fevereiro.

A exposição é baseada na integração de quinze módulos, cada um composto de breves textos explicativos e objetos cênicos que se mesclam com a projeção de vídeos de momentos da vida de Saramago, selecionados a partir do acervo de imagens do diretor português Miguel Gonçalves Mendes, que produziu o filme José e Pilar após anos de convivência com o casal. De forma lúdica e interativa, o público terá contato com mobiliários e acessórios originais do escritor: óculos, lupa e cama, que integram o acervo da Fundação José Saramago. Ao todo, serão aproximadamente 500m² de área expositiva, montada em seis salas do pavimento térreo do MEP. Cada módulo aborda uma dimensão da vida do escritor, como sua visão sobre a vida e a morte, lugares por onde passou e o encontro com a jornalista, escritora e tradutora espanhola Pilar Del Río, com quem se casou em 1988. No espaço destinado à cronobiografia, estarão disponíveis livros para consulta, além de fotos e vídeos, muitos deles também cedidos pela Fundação José Saramago.

A versão da exposição em Belém apresentará o mesmo conteúdo exibido em São Paulo, com ajustes apenas na cenografia, como explica o curador, Marcello Dantas:

“Essa primeira itinerância da exposição ‘Saramago, os pontos e a vista’, em Belém, apresenta um modelo diferente de desenho expográfico. Saramago foi um intenso viajante, em especial nos últimos anos de sua vida, quando a maior parte do material audiovisual da exposição foi captado. Essa natureza errante marcou nossa opção por criar um desenho que se inspira nas caixas de transporte, malas e ícones de movimento como o carro. A exposição ganha esse contorno do espírito de um homem inquieto em permanente busca por expandir o seu alcance e aliviar a dor do planeta”.

Com curadoria de Marcello Dantas, a exposição tem o patrocínio do Santander, por meio da Lei Rouanet. A produção é da Magnetoscópio e a realização é do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura; da Fundação José Saramago; da Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Cátedra João Lúcio de Azevedo Camões, I.P|UFPA, com o apoio do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (SECULT), Sistema Integrado de Museus e Museu do Estado do Pará (MEP).

A Exposição “Saramago – Os pontos e a vista” tem entrada franca e ficará aberta à visitação até 17 de fevereiro de 2019, sempre de terça a domingo, das 10h às 17h, sábado, domingo e feriados, das 9h às 13h.

Fonte: www.guiart.com.br

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!