Aldeia Cabana pode virar Patrimônio Histórico e Cultural de Belém
14/05/2018 - 15h37 em Novidades

A Aldeia Cabana, palco de grandes e históricas manifestações culturais, pode virar Patrimônio Histórico e Cultural da capital paraense. A iniiciativa é da vereadora Marinor Brito (Psol), através do Projeto de Lei apresentado na Câmara Municipal de Belém, nesta segunda-feira (14). 

Vereadora Marinor Brito (Psol), apresentou projeto de lei que torna a Aldeia Cabana de Cultura Amazônica Davi Miguel, localizada no bairro da Pedreira, patrimônio histórico e cultural da cidade de Belém.  A proposta de fazer o tombamento desse espaço e dar finalidade que é preciso ser assegurada, cumpri o desafio de tentar encarar a cultura como uma forma de crescimento coletivo para o respeito à cidadania do povo de Belém. 

DAVID MIGUEL - Um dos maiores representantes da música paraense. Uma justa homenagem ao homem negro, sambista, que veio de quilombolas e construiu sua história numa cultura que reflete a influencia africana, mas que também se destacou como um compositor que podemos chamar de multicultural, pois, além de sambas tradicionais e o registro de nossa Belém em parcerias com Paes Loureiro, por exemplo, ele deixou toadas de boi, como a que fala “...vaqueiro tange a boiada...” e reflete muito de nossa vida marajoara e das regiões que também alagam no Oeste do Pará. 

É preciso ampliar, aprofundar e dar à Aldeia Cabana a dignidade que ela merece. Chega de vermos obras caras, que consumiram recursos públicos, abandonadas, tratadas de forma secundária e lançadas ao esquecimento e à destruição.

Inaugurada no ano 2000 pelo então prefeito Edmilson Rodrigues, a Aldeia Cabana de Cultura Amazônica David Miguel, foi concebida como espaço multiuso, destinado à realização do Carnaval e grandes eventos culturais, como a Bienal de Música, entre outras atividades como: educação infantil, brinquedoteca, oficinas de música e dança, atividades para idosos e portadores de deficiência. Uma cidade que pulsa cultura e participação passou a ter, à época na Aldeia Cabana, uma de suas mais importantes expressões. 

* com informações da assessoria

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!