Multiartista africano produz em Belém singular obra que mistura animação, música e artes plásticas
19/03/2024 18:29 em Novidades

Uma viagem pelo mundo das cores, sons e texturas, passando por diversas linguagens artísticas como a pintura, a música, a animação, a colagem. Estas são as impressões provocadas pela obra de Nirvedananda, multiartista residente em Belém, porém natural de Camarões, na África Central.

A obra, a ser lançada pelo Youtube na próxima quinta, 21, traz como tema central a exuberância da natureza amazônica, mas também mensagens sociais e místicas. O lançamento é assinado por ele em criação, arte, roteiro e trilha sonora, enquanto a animação ficou por conta de Rafael Gomes.

Lançamentos

Quem observa a obra, percebe que Nirvedananda parece usar a criativa e singular mistura de linguagens artísticas para expressar sua rica experiência de vida.

No vídeo a ser lançado (contém spoiler), a reciclagem de materiais como uma tampa de vaso sanitário e pedaços de uma antiga porta unidos à pintura através de técnicas de colagem, passam, segundo o artista, a mensagem de que da sujeira e do lixo podem nascer coisas belas. Nirvedananda possui um trabalho social com crianças moradoras da comunidade ao entorno do lixão do Aurá.

Dentro da tampa do vaso, o artista que também é monje Yogue, desenhou uma flor de Lótus, evocando a cultura indiana que tem nesta flor um sagrado símbolo natural: a exuberante flor que brota na lama. Também há no centro da tampa uma Vitória Régia, a qual Nirvedananda evoca pela força de seu simbolismo para a cultura amazônica, o qual, para ele, também dialoga com as espiritualidades.  

Composta pelo próprio artista, a trilha sonora é inspirada na música folclórica de Camarões, as quais, ele faz questão de enfatizar, muitas vezes lembram as sonoridades dos povos originários da Amazônia.

Além de “pinturas animadas II”, Nirvedananda também trará ao público outro trabalho inédito, o “Pinturas Animadas III”, a ser lançado no próximo dia 14 de abril, quase um mês após o primeiro vídeo chegar ao mundo. Assim como em “Pinturas Animadas II”, neste ele assina a criação, roteiro, pintura e trilha sonora, e Rafael Gomes cuida da animação.

O segundo lançamento é também uma exaltação à natureza com trilha sonora inspirada na música folclórica de Camarões. Porém neste vídeo, as paisagens não mais remetem somente à natureza amazônica, mas sim também a outros tipos de biomas. Viajante nato, Nirvedananda é íntimo de paisagens da África, América do Sul, e regiões Norte e Sul do Brasil, lugares por onde ele passou e viveu, mas foi em Belém que se enraizou, vivendo na cidade a mais de vinte anos.

 

Serviço

 

Lançamento oficial de “Pinturas Animadas II”, no canal 
emilnenirved-arteecocultural, do Youtube.

Data: quinta-feira, 21/ 03/ 2024

 

Lançamento oficial de “Pinturas Animadas III”, no mesmo canal.

Data: domingo, 14/ 04/ 2024

 

 Ju Abe

COMENTÁRIOS