Icoaraci recebe tripulantes de cruzeiros e entra na rota do turismo internacional
14/03/2024 14:39 em Atualidades

A apresentação de Carimbó, expressão cultural marcante da cultura paraense é sempre um atrativo para os turistas internacionais. Fotos: Ascom Belemtur

Na expectativa de receber mais de 100 mil turistas ao longo ano, a Prefeitura de Belém desenvolve uma programação especial focada no turismo de cruzeiro, que só neste mês de março trará 2.893 visitantes à capital paraense, segundo dados da Secretaria Municipal de Turismo (Belemtur).

A temporada de cruzeiros chegando a Belém começou na última segunda-feira, 11, com o navio Amadea desembarcando 530 visitantes no Terminal Hidroviário e Turístico de Icoaraci. Nesta quinta-feira, 14, o navio Hanseatic Spirit atracou no distrito de Icoaraci com 200 passageiros, que saíram da Alemanha. Apresentação de carimbó e distribuição de publicações com informações sobre a Amazônia e Belém foram oferecidas aos visitantes.

Outro grupo de turistas chega a Belém no dia 18 de março. São 2.163 passageiros viajando no navio MSC Poesia, que vai atracar na Estação das Docas.“Possivelmente, esta será uma das melhores temporadas de cruzeiros deste ano aqui no Pará”, avalia o assessor da Belemtur, Luiz Otávio Pontes.

Além da recepção aos turistas nos pontos de desembarque, a Prefeitura proporciona uma acolhida nos principais equipamentos turísticos que serão visitados durante o city tour por Belém: mercado do Ver-o-Peso, Forte do Presépio, Catedral Metropolitana de Belém, Espaço Cultural São José Liberto, Basílica Nossa Senhora de Nazaré, Theatro da Paz, Museu de Arte Sacra, Museu do Encontro no Forte do Presépio, Museu Paraense Emílio Goeldi, Parque Estadual do Utinga e um passeio de barco a Boa Vista do Acará, entre os destinos planejados.

[caption id="attachment_48221" align="alignleft" width="800"]
A orla de Icoaraci é ponto de partida para os visitantes que chegam a cidade

Cultura e memórias

A temporada de cruzeiros é resultado de um esforço contínuo para impulsionar o turismo internacional e Belém tem atraído cada vez mais interesse dos viajantes. É o caso do turista alemão Lauge Kohler, que desembarca na cidade pela primeira vez.  “Estou absolutamente encantado e empolgado em estar aqui. Belém sempre foi um destino que me despertou curiosidade, especialmente por sua rica história, cultura e, é claro, sua renomada gastronomia”, afirma o visitante, disposto a aproveitar ao máximo a estadia e o que a cidade tem a oferecer.

“Tenho certeza de que os turistas que visitarem esta cidade se apaixonarão tanto quanto eu. Estou animado para aproveitar ao máximo e criar memórias que levarei para casa comigo”, conclui.

Texto: Kamila Santos, via Agência Belém
COMENTÁRIOS