Bole-Bole e Império Pedreirense dividem o título de campeãs do carnaval de Belém
07/03/2024 08:16 em Atualidades

Bole-Bole levou à avenida o misticismo da cidade de Moju (Joyce Ferreira/ Comus/ Agência Belém)

O Carnaval 2024 de Belém teve um resultado inédito com duas escolas dividindo o título: a Associação Carnavalesca Bole-Bole, do bairro do Guamá, e a Embaixada de Samba Império Pedreirense, do bairro da Pedreira.

Foram quase duas horas de tensão durante a apuração, realizada no último andar da Aldeia Cabana, no início da noite desta quarta-feira, 6. Ponto por ponto, os representantes das agremiações comemoravam ou se preocupavam com a nota de cada um dos 10 quesitos: alegoria, bateria, comissão de frente, enredo, evolução, fantasia, harmonia, mestre-sala e porta-bandeira, porta-estandarte e samba-enredo.

Com 199,8 pontos, a Bole-Bole e a Império Pedreirense foram confirmadas como campeãs do carnaval 2024, com o título do desfile de Belém sendo dividido pela primeira vez na história. As duas agremiações empataram em pontos e em todos os critérios de desempate.

Com o enredo “Juriê - A Fantástica Energia da Amazonia Paraoara", a escola Bole-Bole se sagra bicampeã do carnaval (conquistou o título também em 2023), totalizando cinco títulos na história. O enredo fala sobre o município de Moju, sob o ponto de vista dos mitos e folclores populares, com um toque de fantasia.

Bole-Bole. Joyce Ferreira/ Comus

“Somos bicampeões do carnaval. Esse título é dedicado a toda a comunidade guamaense”, comemorou Danilo Vetinho, diretor da escola.

Já do lado da Império Pedreirense, a comemoração também era eufórica. A escola não conquistava um título há 20 anos. Com o enredo “Em Belém de Nazaré tem Reza, Batuque e Samba no Pé”, a escola comemora o sétimo título na história, falando sobre a diversidade dos ritos religiosos de Belém, com atenção especial às manifestações de fé do bairro da Pedreira. O enredo é uma exaltação ao respeito e à diversidade das formas como povo do bairro da pedreira lidam com o sagrado.

“Trabalho árduo, difícil. Foram mais de duas semanas dormindo dentro de barracão para construir as alegorias da escola. É só felicidade”, celebrou Paulo Roberto, presidente da Império.

Torcida

Na pista da avenida Pedro Miranda, a festa era das torcidas. Integrante da bateria da Bole-Bole há 12 anos, Tiago Melo, de 27 anos, comemorou bastante. “É uma mistura de emoções. Campeão mais uma vez, não importa se é dividido”.

Ritmista da Império Pedreirense, Renata Melo, de 25 anos, não parava de celebrar. “Só a gente sabe o que passamos esses anos para chegar aqui. Fazer parte dessa escola é tudo”.

A Acadêmicos da Pedreira ficou com a segunda posição e a Quem São Eles com terceira posição. As agremiações Matinha, Xodó da Nega e Os Colobris foram rebaixadas para o grupo de acesso.

Império Pedreirense falou sobre as diversas manifestações religiosas do bairro da Pedreira (Amarilis Marisa/ Agência Belém)

Prefeitura realizou um carnaval diferenciado

A presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Inês Silveira, destacou o empenho da Prefeitura na promoção do desfile e a parceria com a Liga das Escolas Associadas de Belém (ESA).

“A Prefeitura fez um carnaval incrível, não mediu esforços para fazer essa festa. É um olhar da gestão para a cultura popular. Foi uma gestão compartilhada do carnaval”, ressaltou Inês.

Colocações:

1 - Bole-Bole
1 - Império Pedreirense
2 - Acadêmicos da Pedreira
3 - Quem São Eles
4 - Rancho Não Posso me Amofiná
5 - Deixa Falar
6 - Boêmios da Vila Famosa
7 - Piratas da Batucada
8 - Xodó da Nega
9 - Matinha
10 - Os Colibris

Com informações de Agência Belém e O Liberal 
COMENTÁRIOS