Joia arquitetônica de Belém agora abriga Núcleo de Arte e Cultura da SEMEC
28/02/2024 11:22 em Atualidades

Foi reinaugurado pela Prefeitura de Belém na última quinta-feira, 22, o Palacete Pinho, um dos imóveis históricos da capital paraense. A partir de agora, a joia arquitetônica será sede do Núcleo de Artes, Cultura e Educação (Nace) da Semec

O prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e fica no bairro da Cidade Velha. O palacete mantém as características arquitetônicas do período denominado Belle Èpoque, do Ciclo da Borracha. Ele possui três andares e foi ocupado pela família do comendador Antônio José de Pinho, responsável por sua construção no ano de 1897.

 A Prefeitura de Belém investiu cerca de R$ 6 milhões na obra de reforma geral do imóvel histórico, que durou pouco mais de um ano.

Destinado à arte-educação

Com espaço reservado para brinquedoteca, salão principal, áreas externas com deck e administrativas, além do cinema "Dira Paes", onde, no dia da inauguração, foi exibido um vídeo da atriz agradecendo a homenagem e um teaser sobre a entrega do prédio histórico, o Palacete Pinho vai abrigar o Núcleo de Artes, Cultura e Educação (Nace) da Semec, que hoje funciona no prédio do Centro de Formação de Educadores Paulo Freire.

Os alunos das escolas municipais de Belém terão no espaço a oportunidade de aprender música, teatro, dança, cinema e as mais diversas e plurais manifestações artísticas. 

Inauguração

Na cerimônia de inauguaração, estiveram presentes a família Pinho, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, a secretária de Educação Araceli Lemos, a titular da pasta de cultura municipal Inês Silveira, além de outras autoridades locais. 

A tataraneta de Antônio José de Pinho, Ana Cláudia Pinho, recordou algumas visitas ao prédio quando era criança. "Tinha um piano de cauda, uma mesa grande. Tenho essa recordação, pois vinha aqui quando criança. É uma emoção grande reviver tudo isso e em nome da minha família agradeço à Prefeitura por devolver a Belém parte dessa história e também dar uma destinação tão democrática a este espaço", afirmou Ana Cláudia durante a cerimônia.

Ana Cláudia, tataraneta de José Pinho, agradece à Prefeitura de Belém a restauração do imóvel e contou sobre emoção para a família presenciar o palacete reformado e destinado às artes (Dinei Souza/ Agência Belém)

Educação - Até junho de 2023 o Palacete Pinho estava sob responsabilidade da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), passando então para a administração da Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio de decreto do prefeito Edmilson Rodrigues, publicado no Diário Oficial do Município (DOM).

"Nunca Belém teve uma escola municipal de artes. Agora é realidade. Tenho certeza que é o sonho de muitas redes municipais ter uma escola de artes. Belém é privilegiada. Ela vai atender aos alunos, muitos desses nunca entraram no palacete", informou a titular da Semec, ao jornalista Vitor Miranda, da Agência Belém.  

Coral de estudantes da rede municipal se apresenta na solenidade de entrega do Palacete Pinho (Dinei Souza/ Agência Belém) reformado pela Prefeitura de Belém

 

Com informações de Agência Belém

 
COMENTÁRIOS