Circuito Icoaraci Folia terá Gaby Amarantos entre as atrações
01/02/2024 20:21 em Novidades

Agência Belém/ Reprodução Instagram 

O Circuito Icoaraci Folia, programação gratuita que ocorrerá no período de 09 a 14 de fevereiro, pretende colocar Icoaraci, distrito de Belém, no cenário estadual de rota carnavalesca segura, inovadora, diversa e plural, fomentando também a economia e o turismo, e promovendo uma grande cadeia de benefícios à população local.

Realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic), a 2ª edição do Circuito Icoaraci Folia terá seis dias de programação no corredor oficial montado para os foliões na Rua 15 de Agosto, entre a travessa Berredos e avenida Dr. Lopo de Castro.

Este ano o projeto será ainda maior, com mais de 72 horas de programação. O corredor será aberto às 14h para o início dos cortejos dos bloquinhos inscritos na Adic, com horários definidos pela organização, com atrações até as 03h da manhã. Mais de 40 blocos já estão cadastrados. A programação também contará com shows musicais de artistas paraenses de reconhecimento nacional, que arrastarão a multidão em trios elétricos pelo circuito.

Atração nacional 

A cantora Gaby Amarantos já está confirmada como uma das atrações e promete agitar o distrito de Icoaraci.

Com mais de 23 anos de carreira, Gaby Amarantos é conhecida nacionalmente como a rainha do tecnobrega e tem se destacado cada vez mais no meio artístico como cantora,compositora, apresentadora e atriz.

Em novembro de 2023, a artista paraense venceu o Grammy Latino na categoria de “Melhor Álbum de Música de Raízes Em Língua Portuguesa” com o “Tecnoshow”, e dedicou o prêmio para todas as mulheres negras do Brasil.

Outros nomes ainda serão confirmados pela organização do evento nos próximos dias, a previsão é de mais de 20 atrações para animar os trios elétricos do carnaval em Icoaraci. A programação completa do Circuito Icoaraci Folia será divulgada nos próximos dias nas redes oficiais da Prefeitura de Belém e da Agência Distrital de Icoaraci.

Gaby Amarantos/ divulgação

Resgate cultural

"A primeira edição do projeto, em 2023, foi muito bem aceita pela população do distrito e visitantes. É uma retomada da tradição do carnaval de rua e da cultura popular. Além de fomentar o comércio local, o circuito promovido pela Prefeitura pretende colocar Icoaraci como uma das principais rotas de carnaval do Estado do Pará, estimulando também o turismo”, afirma o agente distrital de Icoaraci, Gregório Neto.

A Prefeitura de Belém está preparando uma grande estrutura para acomodar os brincantes, famílias e trabalhadores que escolherem Icoaraci para aproveitar o carnaval.Quatro trios elétricos se revezarão nos cortejos com os blocos de carnaval e as atrações musicais. Para quem quiser apenas assistir a folia, serão montadas arquibancadas ao longo do corredor e a segurança será garantida por meio de ação integrada da Prefeitura de Belém com vários órgãos de segurança pública.

A programação de carnaval em Icoaraci inclui o desfile oficial das escolas de samba e blocos carnavalescos do distrito, promovido pela Prefeitura de Belém por meio da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), no sábado, 10, a partir das 20h.

Texto: Felipe Neves, via Agência Belém
COMENTÁRIOS