Ancestralidade afro-indígena e força dos tambores de terreiros e amazônicos como inspiração
19/01/2024 13:55 em Música

Créditos: Paulo Diniz

 

Tem novidade na cena musical paraense. Tratam-se dos recentes lançamentos da cantora e compositora paraense Stella do Carmo, os primeiros da carreira da artista. São estes, “Cigana”, “Iansã”, e o mais recente, “Banho de Cheiro”, que chegaram às plataformas em julho, setembro e dezembro de 2023, respectivamente.

 

Filha de um dos lugares mais carregados de cultura ancestral paraense, o bairro de Icoaraci, em Belém, Stella iniciou sua carreira na internet, ao final de 2020, em lives transmitidas pelas redes sociais. Depois, a artista performou shows presenciais em Belém e Brasília, cidades por onde transita, sempre com músicas autorais que ela compõe com ajuda do violão e do piano.

 

Inspirada em ritmos e ritos da cultura amazônica, a cantora tem trilhado um caminho de autenticidade em suas composições, cujo pano de fundo são os rituais afroindígenas de encantaria, saberes ancestrais amazônicos e sua própria história pessoal, influenciada fortemente pela cultura dos terreiros, os quais a cantora sempre frequentou.

 

Em suas músicas, Stella exalta a potência e a força femininas representadas pelas Iabás e entidades femininas, unindo a força dos tambores amazônicos aos atabaques de terreiros. E vai além, mesclando a cultura de terreiro com a musicalidade paraense,pra falar dos saberes ancestrais das ervas e lendas de encantaria.

 

Isto pode ser percebido em seu último lançamento, o single “Banho de Cheiro”, que é uma celebração do costume ancestral amazônico de tomar banho de ervas cheirosas. A artista compôs um carimbó para expressar a energia transformadora que se recebe ao tomar o banho cheiroso. O single veio acompanhado de um videoclipe – gravado de forma independente- na Ilha do Combu e na feira do Ver-o- Peso, símbolos importantes da cultura paraense (link abaixo).

 

Mais lançamentos à vista

 

Stella está em fase de finalização do álbum independente “Meu Chamado”, trabalho que trará participações especiais de Raidol, Malu Guedelha, Coral Matamba e Trio da Mata, além de produção de Rafael du Vale e do percussionista Lucas Miranda.

 

“O álbum Meu Chamado terá 9 canções, incluindo os 3 singles já lançados. É uma celebração, homenagem à nossa cultura amazônica, sobretudo pelo olhar dessas populações africanas e indígenas que tanto contribuíram com essa riqueza, em todos os sentidos, musical, linguística, culinária, comportamental. É uma homenagem aos seres encantados, às Iabás e a força da nossa identidade cultural”, explicou ela.

 

Acompanhe pelas redes sociais:

 

Instagram: @stella.cantora

 

Assista ao clipe do single "Banho de Cheiro" aqui

 

COMENTÁRIOS