189 anos da Cabanagem será celebrado com cortejo no Centro Histórico de Belém
05/01/2024 19:37 em Atualidades

Um cortejo com saída da Praça do Relógio, às 9h de domingo, 7, em direção ao Boulevard da Gastronomia vai lembrar os 189 anos da única revolução popular que chegou ao poder no Brasil. No dia 7 de Janeiro de 1835, o povo de Belém, formado majoritariamente por ribeirinhos, quilombolas e moradores de cabanas, se rebelou contra o governo provincial e alcançou o poder. O movimento é marca importante da identidade paraense e fala de um povo que busca para si o protagonismo e a autogestão.

Para celebrar essa data, um cortejo vai relembrar os ideais cabanos com música e ato em memória daqueles que buscaram a liberdade para o povo e lutaram contra a opressão colonialista. O ato é uma iniciativa da Prefeitura de Belém.

“A revolução cabana é um exemplo da capacidade de um povo de lutar contra as desigualdades, contra a injustiça. É a demonstração de que um povo pode se constituir ele mesmo em governo e, a partir daí decidir os seus rumos, o seu destino", explica o coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura de Belém, Luiz Arnaldo Campos.

Memória e homenagem

Ele ressalta, que essa é a memória que a Prefeitura de Belém tem da Cabanagem e procura homenagear, reverenciar, proclamar e seguir seus passos. "É isso que a Prefeitura fará no próximo dia 7 de janeiro, quando comemoraremos mais uma vez um aniversário da revolução cabana”, enfatiza o coordenador.

Luiz Arnaldo Campos lembra, que naquele 7 de janeiro, o povo de Belém adiantou-se ao movimento, que depois foi realizado em várias partes do Brasil e que era formado por negros escravizados, indígenas, quilombolas, camponeses, gente pobre das cidades.

Texto: Márcia Lima, via Agência Belém
COMENTÁRIOS