Exposição coletiva mostra obras de artistas de diversas regiões do Pará
14/12/2023 09:10 em Novidades

Fotos: Nucom/ FCP

A Fundação Cultural do Pará (FCP) vai promover a primeira exposição coletiva "Novos Contemporâneos" nesta quinta-feira (14). A abertura do evento está marcada para às 19h, na Galeria Benedito Nunes. Ao todo, 20 artistas vão participar da programação que reúne obras nas diversas técnicas, pintura, fotografia, escultura, pintura digital e desenho.

Lançado em 2023, o edital Prêmio Novos Contemporâneos nasceu da ideia de incentivar e reconhecer a produção artística nas diferentes regiões do Pará. Para isso, foram destinados cerca de R$7 mil para cada artista, totalizando R$140 mil em recursos.

O presidente da FCP, Thiago Miranda, destaca a importância do edital e das galerias para a sociedade. "É uma forma de garantirmos esse acesso aos equipamentos culturais do nosso Estado e também de darmos oportunidade para novos artistas", disse.

"A Fundação Cultural tem um papel muito importante no sentido de democratizar o acesso às diversas linguagens artísticas. Nós abrimos as galerias ao público, para que prestigiem a nossa cultura, e esperamos que todos possam usufruir dos nossos editais, que nesse ano distribuíram 17 milhões de reais em recursos", finalizou Thiago Miranda.A primeira edição do prêmio reúne artistas em início de carreira de oito cidades paraenses: Abaetetuba, Belém, Breves, Bujaru, Cametá, Marabá, São Caetano de Odivelas e São Miguel do Guamá. Esse é um mapa nítido do alcance contemporâneo das expressões artísticas pelo Estado.A exposição vai premiar os artistas contemplados não apenas com o reconhecimento de seu talento, mas também enriquecendo seus currículos ao absorver suas obras no valoroso e histórico acervo de 46 anos da Galeria.

"Este prêmio é o reflexo do trabalho que esta gestão está desenvolvendo, apoiando projetos da casa, pensados e administrados por servidores comprometidos com a missão da Fundação. Estamos trabalhando com artistas de oito municípios neste ano, e a intenção é descobrir esses talentos por todo o Pará", explicou a gerente da galeria, Eliane Moura.

O público poderá visitar a exposição do dia 15 de dezembro a 2 de fevereiro de 2024, das 9h às 17h. A abertura, que acontecerá nesta quinta-feira (14), às 19h, terá entrada gratuita.

Serviço:

Exposição coletiva “Novos Contemporâneos”

Data da abertura: 14/12

Horário da abertura: 19h

Data da visitação: até 02/02/24

Horário de visitação: 9h às 17h

Local: Galeria Benedito Nunes

Endereço: Avenida Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré

Texto de Álvaro Frota/ Ascom FCP

COMENTÁRIOS