"Os Pretos de Pousaflores": angolana Aida Gomes relança clássico no Palacete Bolonha
11/12/2023 08:10 em Novidades

Divulgação

Um livro de histórias que iluminam vidas em tempo de perda e estranhamento. Nesta segunda-feira, 11, será lançado o livro “Os Pretos de Pousaflores”, da escritora Aida Gomes, no Palacete Bolonha, com apoio da Prefeitura prefeitura de Belém, por meio da Fumbel. Após 12 anos do lançamento de sua primeira edição, a obra é finalmente lançada no Brasil, com uma roda de conversa com os professores Cíntia Kutter e Edir Proença. O evento começará às 17h e será aberto ao público.

“Os Pretos de Pousaflores” trata de alteridade e mostra como a (não) inserção de alguns “retornados” na sociedade portuguesa é marcada por questões étnico-raciais, que constroem distinções entre pretos e mulatos, retornados e refugiados, colonos e colonizados, definindo o “outro”.

Cíntia Acosta Kütter, doutora em Letras Vernáculas pela UFRJ, será a mediadora da roda de conversa, onde estarão presentes a autora do livro, Aida Gomes, e o professor Edir Proença. A professora ressalta no texto de apresentação do volume que esse não é um livro sobre o movimento de regresso dos portugueses em fuga no tempo da independência das colônias e sim um livro sobre deslocamento e exilio e que rompe com o silêncio de todas as vozes envolvidas.

“Estamos muito felizes e com ótimas expectativas para o lançamento. Esperamos que o livro seja lido, discutido e estudado no Brasil. A primeira edição, em Portugal, foi em 2011, e 12 anos após o lançamento consegue chegar ao mercado editorial brasileiro por meio da Editora Funilaria”, declara Cíntia Kutter.

Sobre a autora

Aida Gomes nasceu em Angola, estudou sociologia e, entre 1997 e 2017, trabalhou na África, Ásia e América do Sul, em missões de paz pela Organização das Nações Unidas (ONU). Atualmente, é pesquisadora em história da literatura na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, no Brasil. Como escritora, é autora do livro "Os Pretos de Pousaflores" (editora Funilaria).

Serviço

Laçamento do livro “Os Pretos de Pousaflores”

Data: 11 de Dezembro de 2023 (segunda-feira)

Horário: 17h

Local: Palacete Bolonha, Av. Gov. José Malcher, 295

Texto: Luciana Medeiros, via Agência Belém
COMENTÁRIOS