Cine Líbero Luxardo promove 1º Festival de Cinema Açaí a partir desta quinta, 7
06/12/2023 09:43 em Novidades

A sala mais charmosa de Belém está de volta e, com ela, estreiam diversas produções regionais e nacionais para valorizar a cultura do Brasil e da Amazônia. O 1º Festival de Cinema Açaí já tem data marcada e está previsto para ocorrer entre os dias 7 e 13 de dezembro. Ao todo, 35 filmes serão exibidos de forma gratuita, além do oferecimento de workshops e palestras sobre a cadeia produtiva do Audiovisual.

A cerimônia de abertura será realizada no dia 7 a partir das 18h30. Na ocasião, serão exibidas duas produções inéditas, “Cabana”, de Adriana de Faria; e “Terruá Pará”, de Jorane Castro, assim como “O Reflexo do Lago” (2020), em homenagem ao diretor e roteirista Fernando Segtowick. As produções foram realizadas no formato de curtas, longas e médias-metragens.

Cabana

Cabana. Foto: Divulgação

Após a exibição no festival, os filmes contemplados passam a compor programações e eventos realizados pela Fundação Cultural do Pará (FCP) na capital e no interior do Estado. Eles também serão exibidos na plataforma Cine Líbero Virtual, com acesso gratuito. O edital homônimo teve, entre seus objetivos, promover a formação de novas plateias, disponibilizando acesso gratuito às produções.

Além dos filmes, o 1º Festival de Cinema Açaí oferece ao público três workshops e uma palestra sobre produção cinematográfica. As ações vão ser realizadas pela manhã nas dependências do Centur, sede da Fundação Cultural do Pará. Clique aqui para conferir a programação das oficinas.

Para a gerente do Cine Líbero Luxardo Nádia Alves, os festivais “desempenham um papel importante disponibilizando uma plataforma para cineastas exibirem suas obras, independentemente do orçamento ou da fama”, explicou. “Eles são importantes para a celebração da diversidade cultural e na descoberta de novos talentos, ao mesmo tempo em que oferecem oportunidades de networking e discussão crítica sobre filmes”, completou a servidora.

Terrua Pará

Terrua Pará. Foto: Divulgação

Acesse a programação completa dos filmes no site da Fundação Cultural do Pará (www.fcp.pa.gov.br).

Serviço

Cerimônia de abertura e exibição dos filmes
Data: 7 a 13/12
Horário: 18h30 (abertura) e a partir das 16h (nos demais dias)
Local: Cine Líbero Luxardo
Endereço: Avenida Gentil Bittencourt, 650 – Nazaré

Texto por Álvaro Frota/ Ascom FCP

COMENTÁRIOS