Criado em Belém, novo canal do Youtube traz pinturas animadas e trilha sonora retratando costumes de etnias da República de Camarões
17/11/2023 07:57 em Atualidades

O multiartista Nirvedananda acaba de lançar o “Emilnenirved- Arte Ecocultural”, um canal no Youtube cujo objeto principal são vídeos que abordam temas transversais que perpassam a ecologia, o meio ambiente e a cultura em geral e, de forma particular, os africanos.

No vídeo de estreia do canal, Nirvedananda traz uma linguagem de pinturas animadas, onde ele produziu tanto os quadros que compõem o vídeo, quanto a música que funciona como trilha sonora, já a edição e animação ficaram por conta de Rafael Gomes. As pinturas em movimento trazem cenas do cotidiano da infância do artista africano, que é filho da etnia Bamiléké, originária da região Oeste da República de Camarões, na África Central.

Nirvedananda vive em Belém desde 1999 (divulgação)

Com muitas cores, natureza e uma sonoridade que remete à música tradicional da etnia, os quadros trazem os costumes e modos de viver do mágico lugar onde o artista nasceu, como o cultivo do dendê, a alimentação típica, os fogões à lenha. As obras também trazem costumes de outras regiões de Camarões, como as construções circulares que são originárias da região Norte e lembram as ocas dos indígenas brasileiros.

Segundo Nirvedananda, o canal trará sempre músicas instrumentais, e em algumas ele toca a exótica kalimba. A inspiração para o trabalho veio do folclore e costumes dos vilarejos africanos, bem como da natureza exuberante que circunda o lugar onde ele nasceu, situado em uma região montanhosa da República de Camarões.

Nirvedananda mora em Belém desde o ano de 1999, onde realiza um trabalho sócio-educativo com crianças moradoras da comunidade do Aurá, praticando ensinamentos da ordem Yogue de onde ele tirou sua formação como monge. Ele começou a pintar na juventude, mas foi na fase adulta que aprendeu a dominar as técnicas de pintura a óleo. “Sempre cresci com o desejo de desenhar, de pintar, mas comecei a aprender realmente em 2004. Uma pintora de Imperatriz me ensinou em uma semana como fazer o céu, como fazer a água, pintar perspectivas (...). Ela me ensinou a pintar a óleo. Eu descobri que pintar me relaxava muito (...). Quando eu saía da pintura, era como se tivesse saído de uma meditação”, diz o monge. “No início eu comecei a pintar muito mais paisagens, sem uma preocupação, assim, sem um tema específico (...). Mas depois eu senti que poderia pintar temas ecológicos, temas espirituais, especialmente temas relacionados à minha infância”, complementa.

Confira aqui o canal Emilnenirved- Arte Ecocultural

Ju Abe

COMENTÁRIOS