Marco do teatro paraense, espetáculo "Verde Ver-o-Peso" completa 40 anos
13/10/2023 13:18 em Novidades

créditos: Loren Kauffmann

Há 40 anos, o coletivo teatral Grupo Experiência teve a ideia de transformar a rica rotina da Feira do Ver-O-Peso – a maior feira livre da América Latina, que se tornou parte da vida dos paraenses–  em uma peça de teatro.  Nascia o espetáculo “Verde Ver-O-Peso” o qual trazia ao palco as histórias, costumes e experiências de personagens que ainda hoje podem ser encontrados na grande feira.

A peça será encenada hoje (13) e amanhã (14), às 20h, no Teatro do Sesi. Este ano, haverá a participação especial do cantor Arthur Espíndola, na sexta-feira, e da cantora Lucinha Bastos, no sábado.

O Grupo Experiência, que já acumula uma história de aproximadamente 50 anos, mais uma vez é responsável por encenar um dos mais importantes espetáculos do teatro paraense, que faz sucesso contínuo ao longo dos anos. Criada em colaboração entre os atores do grupo há quatro décadas junto com o diretor Geraldo Salles, tinha ao início seus atores e atrizes em imersão no Ver-O-Peso, os quais passavam o dia anotando tudo e vivenciando a feira. Ao final do dia, todos se reuniam para dividir suas experiências.

“O Verde Ver-O-Peso surgiu porque o Grupo Experiência queria apresentar um espetáculo que fosse a cara do Pará. O Verde Ver-O-Peso é o espetáculo que mostra um dia da Feira do Ver-O-Peso com o começo, o meio na hora da xepa e o fim. Mostra através da situação dos feirantes, as explorações, as frutas, os comerciantes, o rapa que era o fiscal da Prefeitura, e assuntos políticos que foram sendo construídos com pesquisa dos atores e que teve um texto final do José Leal, o Zecão”, revela o criador Geraldo Salles,  ao jornalista Vito Gemaque, do Liberal.

A comédia em formato de espetáculo musical é vencedora de vários prêmios nacionais. Estreou em 1983 com trilha sonora de Armando Hesket, e, logo na estreia, a peça encenada no Teatro Waldemar Henrique precisou aumentar para quatro sessões. Em seguida, o grupo viajou para apresentar em  festivais em Campina Grande, na Paraíba.

O Serviço Nacional de Teatro, à época, escolhia e apontava os melhores espetáculos fora do eixo tradicional Rio - São Paulo. O grupo Experiência foi escolhido quatro vezes. Foram ao Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Vitória, sendo aclamados pela crítica.

Ao longo dos anos, a peça foi se adaptando às mudanças do próprio Ver-O-Peso. Os atores e atrizes vão adicionado novas cenas que mantém “Verde Ver-O-Peso” atual para quem assiste. Segundo Geraldo Salles, que já tem 80 anos, o espetáculo tem influência no dramaturgo francês Molière (1622-1673), para quem a comédia satiriza os costumes para mudá-los, través da crítica social sarcástica. 

Serviço

Espetáculo Verde Ver-o-Peso

Grupo Experiência

Datas: 13 e 14 de outubro

Horário: às 20h

Local: Teatro do SESI

Valor: R$70,00 (inteira)/ R$35,00 (meia).

Os ingressos já podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro do SESI e on-line pelo site sympla.com.br

 

Com informações de O Liberal

COMENTÁRIOS