"Basílica iluminada" comporá a decoração do Círio 2023 que será inaugurada nesta quarta, 4, na Doca de Souza Franco
03/10/2023 14:16 em Novidades

Fotos: Ascom/ Seurb

A Prefeitura de Belém realiza a instalação de mais um elemento decorativo para a festividade do Círio de Nazaré 2023. A responsabilidade do serviço é da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), que vai apresentar aos belenenses e turistas uma réplica de seis metros de altura totalmente iluminada na avenida Visconde de Souza Franco.

Segundo o diretor do Departamento de Iluminação Pública (DIP), Félix Negrão, o projeto é composto por bases metálicas que serão instaladas sobre o canal da Doca, para garantir a segurança do local e do entorno.

Padrão da iluminação - Para o titular da Seurb, Deivison Alves, “a gestão atual está elevando o padrão da decoração luminosa pelas ruas de Belém. A proposta é, a cada ano, oferecer novidades para a população e para quem visita a nossa cidade neste período do Círio. Este ano, estávamos guardando a 'sete chaves' o projeto da réplica da Basílica e acreditamos que vai ser um grande diferencial com aprovação da nossa população”.

Além de enfeitar Belém para a festiva nazarena, a Prefeitura quer incentivar ainda mais o turismo na capital e criar uma atmosfera que, por onde as pessoas passem, parem e façam fotos, vídeos e divulguem entre seus familiares e amigos.

Para que a população possa apreciar a decoração com segurança, a estrutura foi reforçada, uma vez que a réplica da Basílica possui 12 metros de comprimento e seis metros de altura. A estrutura é toda feita em metalon e será revestida por uma lona plotada que vai reproduzir as faces frontais, laterais e traseira da Basílica.

Patrocinadora - Como patrocinadora oficial do Círio de Nazaré, a Prefeitura também está organizando um evento de inauguração da iluminação da imagem de Nossa Senhora, marcado para ocorrer no dia do traslado dos carros, a primeira romaria oficial da festividade.

A grande inauguração da decoração luminosa para o Círio de Nazaré está marcada para o dia 4 de outubro, a partir das 18h, no final da avenida Visconde de Souza Franco. O evento terá a participação especial da banda da Guarda Municipal, exposição da fotógrafa Lorena Fadul e das cantoras Natasha Rodrigues e Sandra Duailibe.

Texto: Sarah Carneiro, via Agência Belém
COMENTÁRIOS