Museu Amazônico da Navegação no Mangal das Garças abre entrada franca
16/09/2023 10:36 em Novidades

O Museu Amazônico da Navegação (MAN), abrigado no Parque Zoobotânico Mangal das Garças, funcionará com entrada franca de 18 a 24 de setembro, seguindo a programação da “Primavera dos Museus 2023”. Essa temporada cultural busca estimular a participação do público nas atividades promovidas pelos museus e criar espaços de reflexão e diálogo sobre temas relevantes da sociedade contemporânea. O MAN pode ser visitado diariamente entre 8h e 17h.

O tema Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas é a inspiração para a realização das atividades da 17ª Primavera dos Museus, que visa oferecer oportunidades para reflexão sobre a construção da democracia de seus agentes. O projeto é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que ocorre anualmente durante o início da estação da primavera, envolvendo museus e instituições culturais em todo o Brasil.

O Museu Amazônico da Navegação traduz características do ambiente amazônico em suas áreas, tanto de várzea quanto de terra firme; além de possuir belos exemplares da fauna e da flora da região, além de relembrar a cultura do homem amazônida na sua relação com as águas.

Os ambientes expositivos, tanto no pavilhão central quanto no seu entorno, trazem objetos, fotografias, textos, painéis, instalações e equipamentos que permitem o entendimento da importância histórica da navegação pelos rios, nessa cultura das águas.

Dentre os recortes abordados na exposição, um deles trata da história das tipologias de embarcações e o saber fazer regional – canoas, remos e redes de pescar. A navegação comercial também é destacada pela reprodução de maquetes de embarcações atuais e mostra de acessórios utilizados em barcos.

Além da trajetória dos transportes fluviais, o MAN apresenta, por meio de painéis e objetos, a presença da Marinha Brasileira nos mais importantes acontecimentos históricos ocorridos no Pará.

Serviço: Museu Amazônico da Navegação - Entrada franca de 18  24 de setembro;

Demais datas: R$ 7, 00 inteira/ R$ 3,50 estudantes/ gratuidade para menores de 7 anos e maiores de 60 anos. (as quartas e primeiro domingo de todos os meses a entrada é gratuita para o público em geral).

Endereço: R. Carneiro da Rocha, s/n, 66020-160 (Mangal das Garças)

Por Fernanda Scaramuzini (Pará 2000), via Agência Pará

COMENTÁRIOS