Boulevard da Gastronomia, novo ponto de turismo gastronômico em Belém , tem previsão de conclusão no Círio 2023
14/08/2023 21:36 em Atualidades

Créditos: Mácio Ferreira/ Agência Belém

As obras de construção do Boulevard da Gastronomia se aproximam de 50% de conclusão, e a previsão é que seja entregue no Círio 2023.

O Boulevard da Gastronomia será um ponto turístico da cidade que vai promover o turismo gastronômico amazônico e o microempreendedorismo em Belém, que já recebeu o título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 2015, e reiterado em 2020.

O projeto da prefeitura de Belém inclui quiosques, áreas de convivência, ciclofaixas e praças, sendo mais uma opção para o lazer da população e de turistas que visitam o centro histórico, diariamente.

Calçamentos do Boulevard da Gastronomia terá ladrilhos com traços históricos

Expectativa

A empreendedora Márcia Marques trabalha nos arredores das obras do Boulevard da Gastronomia e vive a expectativa da entrega do espaço. “A gente está torcendo que essa obra seja entregue em outubro, porque vai melhorar para todo mundo. Tanto para nós que vendemos, quando para quem transita por aqui”.

Preservação da história

A área do Boulevard da Gastronomia, até então Praça dos Estivadores, fica situada no Centro Histórico de Belém. Por isso as intervenções no local devem levar em consideração o respeito e a preservação da memória da cidade.

A obra toda está licenciada pelo Instituto de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural Nacional (Iphan) e também está sendo acompanhada por um escritório de arqueologia contratado pela Prefeitura de Belém, por meio da construtora responsável pela obra.

“Nós estamos acompanhando o licenciamento arqueológico da obra e isso significa que nós estamos tratando com projeto direcionado para acompanhar todo o processo da obra junto ao Iphan”, explica o arqueólogo Kelton Mendes, da Amazônia Arqueologia, empresa contratada para acompanhar a obra.

Com informações de Agência Belém. Edição de Ju Abe.
COMENTÁRIOS