Mandalas artesanais são objeto de exposição em Icoaraci
05/07/2023 15:16 em Atualidades

Fotos: divulgação

Uma exposição de mandalas produzidas pela jornalista e artesã paraense Jeniffer Galvão marcou a pré-inauguração do espaço de cultura, arte, fotografia e literatura A Casa da Julie, na noite de sexta-feira, 30, em Icoaraci. O evento foi animado por músicas juninas e contou ainda com apresentação de Maria Fernanda Nobre na coreografia da música “Carimbó de Icoaraci”, de Allan Roffé.

Composta por treze mandalas em cores, formatos e tamanhos variados, a exposição deu vida às paredes coloridas da casa da atriz e jornalista Julie Rocha, que se transformaram numa galeria de arte com as obras da artesã paraense.

Ao mostrar as mandalas aos convidados, Jeniffer Galvão contou um pouco sobre como é o trabalho que desenvolve desde o período da pandemia de Covid-19, quando começou a produzir as primeiras peças após ter crises de ansiedade.

Ao exibir as primeiras peças aos amigos, foi incentivada a produzir mais peças para compor a primeira exposição da pré-inauguração do espaço A Casa da Julie e agora já pensa em aumentar a produção para expor em meados de julho aos visitantes da Ilha do Combu, no restaurante Bougainville da Ilha.

A técnica utilizada ela adquiriu a partir de um curso online com uma mandalista experiente e consiste na produção de pinturas em acrílica nas bases de MDF utilizando o pontilhismo, técnica que surgiu no século XIX com o movimento impressionista.

Segundo a Jeniffer Galvão, a inspiração vem da observação de alguns movimentos de outras mandalas para dar início ao processo de produção. “A partir do momento em que faço o que a gente chama de centro das mandalas é que vou pensando em quais movimentos vão compondo essa peça que vai nascendo quase que intuitivamente, pois nunca uma mandala é pré-concebida completamente na minha cabeça”, explicou Jenniffer Galvão, sobre o processo de criação.

Além das peças decorativas nos tamanhos 20cm, 30cm, 35cm, 40cm e 50cm, ela produziu porta copos e chaveiros, que foram distribuídos pelos ambientes da casa. “A ideia era mostrar que as mandalas podem ser utilizadas em vários espaços de uma casa, fazendo uma composição harmônica que pode combinar com outros objetos decorativos e trazendo beleza aos espaços”, comentou Julie Rocha, sobre a organização da exposição.

O espaço A Casa da Julie é uma proposta experimental de encontro com arte, cultura, teatro, fotografia, literatura e feng shui fora dos espaços convencionais das galerias de arte e teatros, levando o fazer artístico para um espaço mais íntimo e acolhedor para receber amigos, vizinhos e visitantes agendados com o objetivo de apreciar e interagir com as programações da A Casa da Julie.

Serviço

Interessados em saber mais informações sobre como adquirir as mandalas é só entrar em contato com a artesã pelo Instagram @jen_galvaomandalas ou pelo whatsapp: 91 98232-6828.

COMENTÁRIOS