Exposição "Brasil Futuro: as formas da democracia" estreia em Belém com entrada gratuita
30/03/2023 08:47 em Atualidades

Fotos: Agência Pará

exposição 'Brasil Futuro: as formas da democracia', chegou em Belém nesta terça-feira (28), no espaço cultural das Onze Janelas. A capital paraense é a primeira a receber a itinerância da mostra, cuja estreia aconteceu em Brasília no início do ano. Em Belém, a mostra ficará em cartaz até o dia 18 de junho.

A mostra tem como tema o regime democrático com suas várias formas de expressão: raças, diversidade e regiões. Quem assina a curadoria são a antropóloga Lilia Schwarcz, o arquiteto Rogério Carvalho, o historiador Márcio Tavares e o ator Paulo Vieira. Ao todo, 120 obras de diversas linguagens artísticas brasileiras, incluindo trabalhos de artistas paraenses, são exibidos.

Na inauguração da exposição, o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas (Cojan) recebeu na terça-feira (28) o secretário executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares; o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Tourinho; a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal; aa coordenadora de Patrocínios e Projetos do Instituto Cultural Vale, Marize Mattos, e a antropóloga e curadora da exposição, Lilia Schwarcz, dentre outras autoridades e artistas paraenses.
 
“Esse foi um desejo nosso, em primeiro lugar, porque a gente queria que a itinerância não fosse feita naquele eixo tradicional, ou seja, para o Sudeste. A gente queria que fosse no Norte, que fosse Belém por causa da cena cultural daqui, da importância da história de Belém”, explicou Lilia Schwarcz durante o evento.
 
SERVIÇO
 
Exposição-  Brasil Futuro: as formas da democracia
Data:  28/03 a 18/06/2023
Abertura: 28/03 às 18h
Local: Espaço Cultural Casa das Onze Janelas
Endereço: R. Siqueira Mendes, s/n, 66020-310 (Complexo Feliz Lusitânia)
Horário: Quarta a domingo (9h às 16h)
 
Com informações de Agência Pará e G1
COMENTÁRIOS