"Brasileiro Profundo" - novo álbum de Arthur Nogueira tem sua versão audiovisual lançada nesta terça-feira
22/02/2022 16:46 em Música

Por Ju Abe 

 

O cantor e compositor paraense Arthur Nogueira lançou hoje o videoalbum "Brasileiro Profundo"- correspondente audiovisual do álbum musical lançado no dia 4 de fevereiro, em todas as plataformas de música. 

 

"Brasileiro Profundo" é o quarto álbum de canções inéditas da carreira do cantor. Antes dele, houveram "Sem Medo nem Esperança" -2015, "Presente (Antonio Cícero 70)- 2016" e "Rei Ninguém"-2017. O novo disco foi concebido através do Projeto "Guarda-chuva cultural", com o apoio daDeputada Estadual Marinor Brito (PSOL) ,além da Fundação Cultural do Pará e do Governo do Pará. 

 

Além destes álbuns, Arthur lançou vários singles e dois álbuns gravados no formato ao vivo, sendo um destes com canções de seu trabalho autoral pelo Estúdio Show Livre e outro com canções de Caetano Veloso, intitulado "Sucesso Bendito". Este último levou o artista a apresentar-se por duas vezes no palco do SESC Avenida Paulista, em São Paulo no início deste ano, ambos com casa lotada. 

 

O estilo de Arthur é algo de corajoso, dentro de uma indústria musical que tem se tornado cada vez mais dominada pelo main stream , coragem que ele mesmo afirma nos versos de "Valente": "Nada me assombra / à sombra do céu / preto ou azul". Aliás, "Valente" é uma das canções do novo álbum e fora lançada em formato de single no ano passado, antes do lançamento na íntegra do novo álbum. 

 

Poeta que traz consigo a herança literária de várias escolas e as funde na diversidade musical brasileira, o cantor transforma versos em melodias de maneira fluente, sem descuidar da sonoridade na qual são perceptíveis diversos tipos de influências musicais e imagéticas, demonstrando uma personalidade forte, mas ao mesmo tempo, diversificada. 

 

A propósito, diversidade é o conceito norteador de "Brasileiro Profundo", pois o disco consiste numa ode ao Brasil para além do eixo Sul e Sudeste: "A expressão brasil profundo cria uma generalização do Brasil que está além do Sul e do Sudeste, relativizando a complexidade de cada indivíduo brasileiro. Como diz Antonio Cícero, o direito à diversidade cultural deve ser pensado como um direito humano:o direito de cada indivíduo humano à diversidade", disse ele, em entrevista ao jornal "Estado de Minas", citando o parceiro poeta que compôs com ele a canção que dá nome ao álbum. 

 

O que tem feito a carreira de Arthur fluir em progressão ascendente e apresentar-se como um dos nomes da nova geração de artistas brasileiros que reinvindicam a continuidade da MPB tal qual fora idealizada pelo movimento tropicalista, talvez seja a riqueza de detalhes nas várias dimensões que sua música alcança: poesia, sonoridade e imageticidade.

 

Não à toa o músico fora convidado para participar como produtor musical do álbum "Só" de Adriana Calcanhoto, durante a pandemia: ele passeia pelos arranjos com um detalhismo ímpar, deixando em todas as sonoridades que cria uma riqueza  que guarda supresas em cada estrofe, rompendo com as linearidades e mostrando saber muito bem o que está fazendo em cada nova música concebida. 

 

O albumvisual "Brasileiro Profundo" está disponível no link Arthur Nogueira - Brasileiro Profundo (Videoalbum) - YouTube.

COMENTÁRIOS