Mestre Damasceno e Nativos Marajoara lançam álbum e Clipe com participação de Dona Onete
28/01/2022 18:00 em Música

Por Ju Abe 

 

O Mestre de Cultura Popular conhecido como Mestre Damasceno acaba de lançar novo álbum. Natural do município de Salvaterra, localizado na Ilha do Marajó, Damasceno é um legítimo representante do carimbó raiz da região. Seu trabalho é fortemente marcado pela visceralidade rítmica do carimbó e pela poesia popular de inspiração praiana em profunda conexão com a natureza.

 

Uma grande equipe de colaboradores conseguiu transpor as dificuldades impostas ao setor cultural pela pandemia e pelo governo federal que desmontou as políticas públicas culturais, e concebeu o álbum “Encontro D’água”, lançado no dia 21 de janeiro.

 

Mestre Damasceno , o grupo “Nativos Marajoara” e sua equipe de colaboradores conseguiram viabilizar a produção musical através da Lei Aldir Blanc de Auxílio Emergencial aos setores culturais, promulgada durante o ano de 2020 por projeto encaminhado por deputados da bancada de esquerda na Câmara Federal, como forma de amenizar os impactos causados pela pandemia no setor cultural.

 

O álbum foi gravado em partes em Salvaterra, outras em Belém, no estúdio Apce. Produzido musicalmente por Léo Chermont, o disco contou com estrutura de áudio montada em uma casa no município marajoara, onde foi feita a captação dos instrumentos e vozes de Damasceno e do grupo parceiro “Nativos Marajoara”.

 

“Pra nós, ele é uma influência muito importante. O seu trabalho , o seu legado, a gente ta aprendendo, pra gente poder tocar pra frente”, diz um dos integrantes do “Nativos marajoara”, em vídeo divulgado no perfil de Mestre Damasceno em rede social.

 

“Encontro D’água” é composto de onze faixas, sendo que dez delas são de carimbó raiz marajoara, e uma toada que homenageia a cidade de Salvaterra. As faixas trazem a voz forte de Damasceno cantando os costumes da vida de seu povo.  

 

Como um bom carimbó raiz, a musicalidade é marcada pelos tradicionais tambores curimbós, maracas indígenas e cordas de banjos.

 

A cantora Dona Onete faz participação na faixa “Feira do Veropa”, a qual contou também com vídeo clipe gravado na feira do Ver-o-peso em Belém, e em Salvaterra. O vídeo pode ser conferido nas redes sociais de Mestre Damasceno.  

 

COMENTÁRIOS