‘Cada Objeto Uma Canção’: álbum de estreia de Inesita mescla rock e carimbó
24/01/2022 10:52 em Música

O álbum de estreia da artista paraense Inesita, intitulado “Cada Objeto Uma Canção”, foi disponibilizado ao público em novembro passado, época em que diversos artistas lançaram produções realizadas durante a pandemia, incendivados pelo patrocínio da Lei ALdir Blan de Emergência Cultural, promulgada no ano passado pelo Congresso Nacional.

 

Com seis faixas inéditas e uma já lançada em setembro deste ano, a cantora e musicista apresenta um estilo que mescla rock, carimbó e outros ritmos regionais - mistura que pode ser conferida em “Céu no Olhar”, parceria com a icônica Nazaré Pereira, que abriu a nova fase da carreira de Inesita.

 

O conceito do álbum pode ser percebido no título, “Cada Objeto Uma Canção”. Isso porque, as sete canções são representadas por sete objetos aleatórios que, juntos, formam a capa do disco: um ventilador, uma lua, uma ampulheta, um sapato, um pedaço de madeira, um globo e um livro de poesia. “Gosto das representações subjetivas da arte e do quanto isso instiga e conecta o público ao meu trabalho. Embora eu tenha em mente qual objeto corresponde a cada música, não vou dar isso ‘mastigadinho’ (risos). Vou deixar que cada ouvinte faça sua assimilação e venha me contar”, diz. 

 

“Cada Objeto Uma Canção” marca uma era mais leve na carreira de Inesita. Ela lembra que, à época de “Vertical”, seu single instrumental lançado com videoclipe em 2020, ainda se encontrava muito pressionada pela necessidade de produzir, decorrente dos tempos pandêmicos e de isolamento social. “Esse álbum representa a Inês recarregada de ‘Vertical’, época em que eu me via para baixo, triste, sem ver ninguém, dadas as necessárias medidas sanitárias para conter a covid-19. Eis que agora, porém, apresento uma Inesita ressurgida das cinzas, com muita esperança de que dias melhores virão”, completa.

 

 Inesita também é compositora, contrabaixista, e traz no seu trabalho um time de músicos renomados e participações especiais, como Carolina de Sá Ribeiro (vocal), Léo Chermont (produção e guitarra), João Lemos (guitarra), Junhão (bateria), Márcio Jardim (percussão), Luciano Lira (vocal) e DBL (sintetizadores). “Cada Objeto Uma Canção” tem incentivo da Lei Aldir Blanc Pará.

 

Sobre a artista - Inesita iniciou carreira solo em 2017 com o lançamento do EP “Normal de Pedra”. A turnê local de divulgação do trabalho chegou a um dos maiores festivais de música do Norte do País, o Se Rasgum. Após a  estreia, elax lançou o EP “Cinza”, em 2018, e a canção instrumental e videoclipe “Vertical”, de 2020. Além disso, ela ainda colaborou com outros artistas como Sammliz, Liége, Elder Effe, Reiner e Antônio de Oliveira.

 

COMENTÁRIOS