Camila Alves nas águas de Iara
03/04/2016 18:38 em Música


Camila Alves é violonista, formada no curso técnico em violão clássico pelo Conservatório Carlos Gomes no ano de 2012, onde iniciou seus estudos musicais, aos 11 anos de idade.   Ainda no Conservatório, Camila integrou seu primeiro grupo musical: a camerata de violões feminina ‘Compasso de mel’, sob a direção do professor Cizinho. Participou de diversos recitais na instituição, solos e em grupos, bem como no Encontro de Artes do Pará, promovido pela Escola de Música da Ufpa.
Em 2006, participou das oficinas do Projeto Choro do Pará, no então Instituto de Artes do Pará. Ao final do ano, participou da fundação do grupo O Charme do Choro, do qual fez parte até o ano passado, como violonista de sete cordas.
Graduada em Direto no ano de 2010, Camila milita no campo dos Direitos autorais. Sua pesquisa de conclusão de Curso tratou sobre a Percepção patrimonial em obras musicais, com enfoque nos Direitos Conexos aos de Autor.
Como compositora, Camila participou de diversos festivais da canção no país, como Festival de Ourém, Festival da Canção de Itacoatiara, Festival de Tatuí, Botucatu, Festival da Canção Castanhalense, Festival da Canção de Porto Trombetas, Paraupebas, tendo sido premiada no Festival da Canção do Norte 2007, no Fecani 2008, Festival da RBA 2009 e Botucanto 2010.
No de 2014 e 2015, a violonista participou do projeto “Mulheres de Ginga”. Neste, a musicista atuou como violonista e guitarrista. O grupo dedicou seu repertório à música brasileira e sua diversidade de estilos, homenageando o feminino na canção brasileira.

Atualmente, a musicista se dedica a ministrar aulas de violão para crianças e jovens, e está com um novo projeto musical, intitulado “Quinteto Caxangá”. O Quinteto se dedica a um repertório instrumental, de gêneros brasileiros, especialmente o choro, baião, xote, samba, entre outros.

Foto: Walda Marques

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!