A banda Zimba Groove é a tradução do próprio nome: Zimba que significa brincadeira, roda, gira e o groove que se apresenta em todas as vertentes das influências sonoras negras apresentadas. A banda que se formou a partir de encontros nas ruas da cidade de Belém, se comporta como parte da juventude que aqui habita, transitando e ocupando com arte e música os espaços abandonados, violentos e históricos da capital paraense.
Com cinco músicas autorais ainda não lançadas oficialmente, a banda Zimba Groove já tem uma música circulando na rádio e parceria com artistas paraenses de peso como Joãozinho Gomes. As letras do grupo falam sobre o empoderamento das mulheres negras, o momento atual do movimento negro no Brasil, dos batuques que ocupam e resistem a violência policial na capital paraense e faz duras críticas na letra "Menino preto" que aborda o genocídio da juventude negra.
A banda com recente formação (2015) é composta por 4 integrantes. Jeff Moraes, voz, que sempre está presente nos batuques da cidade tem em seu repertório sambas, afoxés, música regional e black music . Wendell Raiol, violão, que na sonoridade apresenta virtuosismo ao tocar, típica de um professor de música. Ney Trindade, baixo, que tem trajetória em bandas de reggae e na noite de Belém. Douglas Dias, percussão, participante de batuques, grupos regionais e afros.
De acordo com os integrantes, o som da banda tem fortes influências de ritmos ditados pelo tambor somados ao groove do baixo, o swing da voz e violão.
Foto: Perfil da Banda