Marisa Black, Creusa Gomes e grupo de carimbó de Marapanim Sereia do Mar- formado somente por mulheres (divulgação)
A segunda edição da Seresta do Carmo este ano será nesta sexta-feira, 6 de setembro, com programação gratuita e patrocínio do edital de fomento à cultura do Banco da Amazônia (Basa) e governo federal. A noite começa com a palestra do arquiteto urbanista Matheus Vieira, profissional que atua na área de restauro, sendo responsável técnico na restauração de prédios como Solar da Beira, Palacete Pinho, Praça do Relógio, Fortaleza de São José de Macapá, Cinema Olympia entre outros.
Como pesquisador, Matheus Vieira aborda a arquitetura contemporânea amazônica. Ex-membro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) por dois mandatos, sendo coordenador da Comissão de Política Profissional e conselheiro da Comissão de Patrimônio Histórico e Cultural de Belém, tema que ele apresenta na abertura da programação da Seresta do Carmo, às 18h, no Teatro Popular Nazareno Tourinho.
Após a palestra, o público verá dois grandes shows. Iniciando às 19h30, o Grupo Sereia do Mar, formado somente por mulheres do município de Marapanim, estará no palco apresentando um repertório autoral de carimbó. O grupo é formado por Mestra Bigica, Maria Cristina, Alinne Ribeiro, Keyla Freire, Martinha Freire, Maria Nilce Freire, Risolene Carvalho, Maria Feliz Freire, Ádria Silva, Creusa Freire, Cleo Modesto e Geovana Vieira.
A partir das 21h, Mariza Black traz muito samba no pé e paixão pela música, além de uma convidada especial, a cantora Creuza Gomes. Ambas são grandes artistas e intérpretes do samba paraense. Com 20 anos de carreira, Mariza Black representa a voz e a presença marcante que canta e encanta ao som da percussão e do cavaquinho,bem como na interpretação de grandes clássicos nacionais.
Creuza Gomes traz a magia e o histórico de todo o seu legado na música paraense, atuando no cenário desde 1964, e mantendo viva a chama do samba nacional em Belém. “A Seresta do Carmo é um evento maravilhoso que nos permite resgatar a tradição de celebrar na praça do Carmo. Eu fico muito feliz e honrada por poder levar um pouco da minha música. Eu quero fazer todo mundo dançar e cantar comigo e resgatar a magia da seresta”, declara Creuza Gomes.
“A parceria com o Basa sela a retomada da Seresta na praça do Carmo, um projeto que tem uma representatividade muito grande no setor cultural e está no primeiro bairro da cidade. Nesta segunda edição do ano vamos dar continuidade ao movimento na praça e em seu entorno, incentivando a cultura e a economia criativa”, conclui a presidente da Fundação Cultural de Belém, Inês Silveira.
Programação:
18h - Palestra: “Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural” com Matheus Vieira, no Teatro Popular Nazareno Tourinho.
19h30 - Apresentação Musical: Grupo Sereia do Mar, na praça do Carmo.
21h - Apresentação Musical: Mariza Black, com participação especial de Creuza Gomes, na praça do Carmo.