Escola de Artes de Belém recebe instrumentos musicais pra composição de acervo
Atualidades
Publicado em 23/08/2024

O Núcleo de Artes, Cultura e Educação (NACE), vinculado à Secretaria Municipal de Educação (Semec), recebeu, nesta quinta-feira, 22, dezenas de instrumentos musicais que vão compor o acervo da Escola Municipal de Artes (EMA), que funciona no Palacete Pinho, no bairro da Cidade Velha.

Parte dos instrumentos será distribuída para as escolas da rede municipal de ensino, que possuem sala de música e contam com mestres de cultura popular, onde são ministradas oficinas de música, ou seja, que funcionam como extensão da EMA.

Uyrakatu - A coordenadora do NACE,  Marta Ferreira, destacou a alegria da sua equipe com a chegada dos instrumentos  musicais, que vão permitir a realização de um antigo projeto, a formação do grupo musical Uyrakatu. “A gente está muito feliz por mais esta ação de consolidação da Escola Municipal de Música”, afirmou.

Uyrakatu é uma referência “ao pássaro dos encantos” e remete a uma lenda indígena, que diz que houve um momento na história que “cada pássaro ensinava um ao outro, trocando saberes e se apoiando nas dificuldades”.

Para a secretária municipal de Educação, Araceli Lemos, a entrega dos instrumentos musicais é mais uma etapa de consolidação de uma concepção educacional, que visa assegurar a formação dos estudantes, além das disciplinas do currículo formal.

“Hoje é um dia de muita alegria para nós da Prefeitura de Belém e particularmente da Semec”, afirmou a titular da Educação, “pois sabemos que esses instrumentos musicais vão contribuir bastante com a formação dos nossos estudantes da rede municipal de ensino, que tem na Escola Municipal de Artes um importante suporte para a escola de tempo integral”, ressaltou, Araceli Lemos.

Instrumentos - O investimento com a compra dos recursos musicais foi superior a R$ 109 mil. São eles: violão acústico, violão artístico, violoncelo, teclado musical, escaleta, flauta doce contralto barroca soprano, flauta doce germânica soprano, pandeiro, zabumba, triangulo, maracá, gaita, banjo, agogô, reco-reco, surdo, kalimba, xilofone e ukulelê, além de capas e suporte para vários tipos de instrumentos.

Texto: Paulo Roberto Ferreira, via Agência Belém
Comentários