Prefeitura de Belém lança edital para seleção de júri do Carnaval 2024
28/12/2023 11:08 em Atualidades

Créditos: Joyce Ferreira/ Comus

Democratizar, diversificar e descentralizar o carnaval 2024. É com esse objetivo que a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), realizará o carnaval 2024. A programação inicia com o desfile de escolas de samba e blocos, nos distritos de Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro, de 10 a 13 de fevereiro. Já em Belém, com os desfiles das Escolas de Samba e Blocos carnavalescos, será de 23 de fevereiro a 2 de março, na Aldeia Cabana.

Todos os blocos e escolas serão avaliados pelo júri, que será selecionado em edital. Podem se inscrever pessoas físicas e jurídicas, porém, os candidatos devem ter conhecimento e experiência comprovada na área artística e cultural, além de formação acadêmica na área das artes - artes visuais, audiovisual, carnaval, cultura, dança, design, literatura, moda, música, teatro e arquitetura.

Avaliação - Cada candidato a jurado do carnaval poderá se inscrever em até duas opções de quesito de julgamento. Os quesitos de julgamento para as escolas de samba dos grupos 1º, 2º  e 3º são: Alegoria; Bateria; Comissão de Frente; Enredo; Evolução; Fantasia; Harmonia; Mestre-sala e Porta-bandeira; Porta-estandarte e Samba-enredo. Já os quesitos avaliativos dos blocos carnavalescos são: Bateria; Samba de Avenida; Fantasia; Empolgação e Grupo de Apresentação.

Ao todo, 130 julgadores serão selecionados. O resultado preliminar com os selecionados será divulgado no dia 16 e o resultado final será divulgado no dia 23 de janeiro. De acordo com o cronograma, ainda no final de janeiro ocorrerá a reunião geral com os julgadores para os certames decisivos do carnaval 2024. Acesse o site da Fumbel e leia o edital para obter mais informações.

Serviço:

Edital para Jurado do Carnaval 2024 - Inscrições de 28/12/2023 e 10/01/2024, pelo site https://fumbel.belem.pa.gov.br/editais/. A ficha de inscrição deve ser baixada e preenchida para ser enviada junto com os demais documentos solicitados, para o e-mail: inscricaojuradocarnaval24@gmail.com.

Vagner Mendes, via Agência Belém

COMENTÁRIOS