Eventos ambientais em Belém fortalecem o turismo e geram cadeia econômica limpa
09/08/2023 14:09 em Atualidades

 

Foto: Alex Ribeiro/ Agência Pará

Espaços turísticos como o Mangal das Garças, Parque Estadual do Utinga e Estação das Docas registram aumento na movimentação desde a última sexta-feira (4), com a realização dos eventos 'Diálogos Amazônicos' e 'Cúpula da Amazônia', na capital paraense. Mais de 43 mil pessoas visitaram os três espaços entre os dias 4 a 6 de agosto, o que fortalece o desenvolvimento do turismo na capital paraense. Somente na Estação das Docas, mais de 32 mil pessoas visitaram o espaço. O Parque do Utinga e o Mangal das Garças registraram mais de 7 mil e 4 mil visitantes, respectivamente, neste período.

"Esses dois grandes eventos que sediamos de 4 a 9 são um grande termômetro para a COP 30, além de ser um momento histórico como amazônidas e para nosso turismo. Tivemos bons resultados na rede hoteleira e nos ramos de alimentação e transporte. O turismo é a indústria capaz de gerar emprego e renda e manter a floresta e cultura do nosso povo preservadas. Nosso objetivo é que esses eventos deixem um grande legado e que consigamos consolidar a nossa capital na porta de entrada da Amazônia", afirma o titular da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Eduardo Costa.

Uma das estratégias de fortalecimento do turismo foi a elaboração, pelo Governo do Estado, de uma guia de visitação na capital paraense, com informações turísticas, gastronômicas e até de saúde consideradas importantes para orientação de quem chega a Belém, disponibilizada para os participantes dos eventos.

O Pará e a Amazônia, de acordo com o diretor-presidente da OS Pará 2000, Ruan Rocha, estão em destaque mundial com a realização dos eventos internacionais, que impulsionarão a vinda de um público ainda mais expressivo à capital. A preparação dos espaços envolveu ações de manutenção, restauro e reestruturação dos complexos. Outra novidade é que a comunicação visual dos espaços se tornou trilíngue com o objetivo de proporcionar ao visitante uma melhor experiência em locais que são cartões-postais do estado.

“Entendemos a importância desses espaços para o desenvolvimento do turismo e para a promoção da Amazônia. Além do turismo interno, movimentamos milhares de turistas de outros estados e países, totalizando mais de meio milhão de visitantes ao mês. Alteramos os horários de funcionamento, excepcionalmente, nesse período de eventos, para que esse público possa aproveitar melhor o que Belém tem a oferecer”, ressalta Ruan Rocha. Clique aqui e acompanhe os novos horários.

Na sexta-feira (4), a programação “Uma Noite no Museu”, coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), bateu recorde de público, com mais de 20 mil visitantes. O público teve a oportunidade de percorrer o Parque Cemitério da Soledade, Centro Cultural Palacete Faciola, o Museu da Imagem e do Som (MIS), Museu do Forte, Museu do Círio, Museu do Estado do Pará e Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, com visitas até as 22h.

Fortalecimento - A política ambiental do Governo do Estado fortalece o turismo de eventos no Pará a partir do destaque nacional e internacional de iniciativas, como o Plano Amazônia Agora, Territórios Sustentáveis, PlanBio, bem como decretos e a contínua participação em conferências e plenárias consolidadas no planeta.

A partir desse protagonismo, Belém foi escolhida para ser a cidade sede da COP 30, em novembro de 2025, a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que reúne anualmente lideranças mundiais no debate de soluções para conter o aquecimento global e criar alternativas sustentáveis para a vida na Terra.

Fonte: Agência Pará, por Giovanna Abreu (Secom)

COMENTÁRIOS