História da guitarrada paraense sacode o Apoena neste domingo
09/06/2023 15:22 em Música

Foto: Luciana Medeiros

A 49ª edição do Clube da Guitarrada, que acontece neste domingo (11) no Espaço Cultural Apoena, ganhará um tempero especial. Isto porque a festa contará com a presença do grupo Os Dinâmicos, que reúne três do integrantes de Vieira e Seu Conjunto, banda fundada em 1976 em Barcarena, liderada por Mestre Vieira, e autora do célebre LP Lambadas das Quebradas.

Em 2011, Lauro Honório (guitarrista base), Luís Poça (teclados) e Dejacir Magno (vocal) juntaram-se novamente à Mestre Vieira, para um projeto chamado “Mestre Vieira e Os Dinâmicos”, retomando o nome  original da banda, antes do projeto Vieira e Seu Conjunto. Este reecontro rendeu apresentações na Feira da Música de Fortaleza, participação no DVD Mestre Vieira – 50 Anos de Guitarrada e a gravação do primeiro CD, em 2015.

Produzido pelo próprio Vieira que também gravou a guitarra solo em todas as faixas, o álbum, que está em todas as plataformas digitais com produção fonográfica Na Music, intitula-se Os Dinâmicos e Mestre Vieira, anunciando que tratava-se de uma participação especial de Vieira, o qual não seguiu com Os Dinâmicos, e a partir de então vem trabalhando com guitarristas convidados, como Índio Marques, que estará no show deste domingo.

Lauro e Dejacir Poça estão no ainda inédito documentário sobre o Clube da Guitarrada, produção selecionada em 2022 pela UFPA como projeto de Extensão, com direção de Tânia Vale, além de serem também inspiração para a série de animação homônima, exibida recentemente no AnimaMis do Museu da Imagem e do Som do Pará. “Os Dinâmicos”, realização da Central de Produção Cinema e Video na Amazônia, via Edital Prodav/FSA/Ancine e dirigida por Luciana Medeiros e o falecido cineasta Afonso Galindo, traz 13 episódios inspirados em músicas cantadas de Vieira e Seu Conjunto, que farão parte do repertório do show.

"Para nós do Clube é sempre uma honra e uma alegria muito grande receber aqueles que ajudaram a construir e emancipar o gênero musical guitarrada, como é o caso dos Dinâmicos. Uma das metas principais do Clube da Guitarrada é valorizar a nossa arte popular e enaltecer os artistas que realmente fizeram e fazem história desse gênero musical tão apreciado pelo nosso povo, que é a lambada instrumental para a guitarra elétrica, a nossa guitarrada. E os Dinâmicos são músicos fundamentais nesse processo", diz o músico Bruno Rabelo, membro do Clube da Guitarrada.

Show promete não deixar ninguém parado no salão

Na apresentação no Clube da Guitarrada, no Espaço Cultural Apoena, a banda promete um repertório dançante com cúmbia, lambada e bregas, muita guitarrada raiz, músicas autorais inéditas, composições do primeiro disco e também dos LPs de Vieira e Seu Conjunto.

Também está na formação atual da banda o baixista Cassiano Pereira Neto, que traz na veia a origem de Vieira e Seu Conjunto. Ele é filho do baterista Cassiano Pereira Filho, o Pereira, responsável pelas “levadas de bateria” originais da guitarrada. Cassiano não só as criou como era ele quem fazia a própria bateria, e também o primeiro baixo da banda, com apenas duas cordas.

O baterista é Jairo Rocha, que está com o grupo desde a sua retomada, em 2011. Fechando a formação, na percussão está o músico Carlos Canhão Brito Jr, que também atua na produção musical da banda.

Grupo busca patrocínio para projeto via lei Semear

Além da agenda aberta para apresentações musicais, o grupo está em fase de captação de recursos para um projeto aprovado na lei Semear. “É um projeto itinerante, que vai passar por alguns municípios do Pará levando não só apresentações musicais do Grupo, como formação cultural e educação musical, como ferramentas de difusão da Guitarrada, gênero musical reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Pará”, diz Luciana Medeiros, produtora do grupo.

Serviço

Show de “Os Dinâmicos” Clube da Guitarrada

Data: Domingo, 11 de junho

Horário: 19h

Local: Espaço Cultural Apoena. Av. Duque de Caxias, 450 – Altos

Ingressos R $15,00

O contato com  a banda pode ser feito por meio do Instagram @osdinamicos_banda ou da produtora @holofote_virtual

Mais informações: (91) 98134.7719

COMENTÁRIOS