Presidenta da Fumbel, Inês Silveira e equipe acompanharam o processo de votação (Agência Belém)
A Prefeitura de Belém, através da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), realizou neste domingo, 21, as eleições dos conselheiros e conselheiras para integrar o Conselho Municipal de Política Cultural da Cidade no biênio de 2023 a 2025.
A eleição do conselho foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Benvinda de França Messias, no bairro de São Brás, e contou com 1.309 concorrentes. Foram eleitos 21 conselheiros titulares e outros 21 suplentes no segmento setorial.
Já para distritos administrativos foram eleitos oito conselheiros titulares e oito suplentes, por distrito, totalizando pouco mais de 60 conselheiros neste segmento.
Fiscalização e fomento à política cultural
A eleição do Conselho Municipal de Política Cultural de Belém ocorreu após a realização de 21 plenárias setoriais, todas realizadas na Escola Municipal Benvinda de França Messias, e oito Plenárias Distritais feitas em locais definidos em cada distrito.
O Conselho Municipal de Política Cultural de Belém tem um papel muito importante de fiscalizar e fomentar políticas públicas na cidade, com o objetivo de proteger, valorizar e projetar as manifestações culturais existentes no município. Os conselheiros e conselheiras eleitos terão, entre outras funções, o papel de assessorar o prefeito e o titular da pasta de Cultura de Belém no desenvolvimento de ações estratégicas no segmento cultural.